21 agosto, 2017
Comentários

Prefeitura de Quatis promove Semana da Educação Infantil

        Prosseguem nesta terça-feira, dia 22, as atividades organizadas pela Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de debater a importância desta fase escolar na formação dos estudantes. Prevista para ser aberta oficialmente às 19 horas desta segunda-feira, 21, às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, com uma mostra de arte e a palestra sobre o tema “Educação Infantil na perspectiva inclusiva”, a programação continua nesta terça-feira.

        A Semana Nacional da Educação Infantil foi instituída por meio da lei federal número12.602/2012, cujo texto estabeleceu também o Dia Nacional da Educação Infantil (25 de agosto). A escolha deste dia é uma homenagem à data de nascimento da médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que faleceu em um terremoto no Haiti. A Semana Nacional visa debater propostas para melhorar a qualidade do ensino na educação infantil, além de avaliar o nível das atividades disponibilizadas a cada criança. Segundo o Ministério da Educação, a faixa etária para crianças no segmento da educação infantil vai da creche à pré-escola (zero a cinco anos de idade).
        Atualmente, a Prefeitura de Quatis conta com 465 estudantes na educação infantil, matriculados nas seguintes fases: berçário (32 crianças), maternal I (68), maternal II (82), pré-escolar I (151) e pré-escolar II (132). As etapas de berçário e maternal são oferecidas nas creches municipais professora Adriana Maria de Souza Cruz (Santa Bárbara) e professora Conceição Aparecida Vieira Pena (Jardim Pollastri), totalizando 182 crianças atendidas. Já as escolas municipais Benta Pereira (Joaquim Leite), Carlos Campos de Faria (Falcão), Edméa Dulce de Barros Franco (Jardim Independência), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim) e Victória Maria Prazeres Valeriano (Jardim Pollastri), além do CIEP Municipalizado Marciana Machado D`Elias (Nossa Senhora do Rosário) contam o ensino do pré-escolar.
        Nesta terça-feira, dia 22, a programação prevê uma palestra a respeito do tema “Vínculo, afetividade e limite” com a psicóloga Leila Sanches, do Instituto de Psicologia da UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). O encontro acontece às 8 horas, na Escola Municipal Maria Helena Rafael D`Elias (Centro), e tem como público alvo os pais, as mães e os responsáveis pelos alunos. Na terça-feira e quarta-feira, 22 e 23 de agosto, serão realizadas ainda atividades recreativas com os alunos, dentro do tema “A valorização do brincar em espaços abertos”.
        O encerramento da programação da Semana Nacional de Educação Infantil em Quatis acontece no dia 24, quinta-feira, às 8 horas, com uma formação continuada sobre música coordenada pelo professor Sérgio Andrade. A formação se destina aos professores de educação infantil e auxiliares. Ela vai ser realizada no Colégio estadual Américo Pimenta (Centro).
        PRIMEIRO DIA - A palestra com relação ao tema “Educação Infantil na Perspectiva Inclusiva”, que foi incluída para abrir oficialmente a programação da Semana Nacional de Educação Infantil em Quatis nesta segunda-feira, dia 21, às 19 horas, na Câmara Municipal, relacionou convidados, diretores de escolas, equipe técnica das escolas, professores da educação infantil e professoras da educação especial como público alvo. A atribuição de proferir esta palestra coube à professora Vera Vasconcellos, da UERJ.
        Ainda nesta segunda-feira, mais dois eventos foram incluídos na programação, ambas no auditório do Centro Administrativo do Município. Pela manhã foi realizado o debate que destacou o tema “Avaliação e Planejamento”. Para às 14 horas, do mesmo dia, a Secretaria Municipal de Educação programou o debate “Cuidar com Afeto”. As duas atividades também estão sendo coordenadas pela professora Vera Vasconcellos.

Comentários