Prefeitura de Quatis realiza vacinação de rotina contra sarampo
A vacinação de rotina contra o sarampo continua sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde nos quatro postos do Programa Saúde da Família, nas unidades básicas da zona rural e na Casa da Criança, dentro do calendário anual de imunização da Prefeitura de Quatis. A informação é do coordenador do Programa de Imunização do Município, Wendell Monteiro, segundo quem “qualquer medida visando intensificar a aplicação do medicamento no Município só vai ser definida somente após uma reunião na Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro com a participação de representantes de todos os municípios fluminenses”. A reunião no Rio de Janeiro deverá ocorrer em breve.
As considerações do diretor do Programa de Imunização da Prefeitura de Quatis foram feitas nesta terça-feira, dia 23 de julho, ao comentar as notícias sobre o surto da doença no estado de São Paulo e a confirmação de 12 casos em Paraty, cidade situada na região costa verde do território do estado do Rio de Janeiro. Segundo o Ministério da Saúde, até ontem (segunda-feira, 22 de julho), mais de 426 casos de sarampo já tinham sido registrados em sete estados brasileiros, entre eles, São Paulo e Rio de Janeiro. O estado paulista concentrava até a semana passada mais de 80 por cento das notificações confirmadas. Já no estado do Rio de Janeiro, tinham sido confirmados 13 casos, incluindo os pacientes de Paraty.
- Por enquanto, a vacinação em Quatis segue a programação de rotina, ou seja, o calendário anual. Ainda não recebemos nenhuma orientação da secretaria estadual visando intensificar a campanha de vacinação para determinados segmentos da população. Nos próximos dias, deverei participar de uma reunião no Rio de Janeiro e qualquer orientação das autoridades estaduais para reforçar a campanha no estado vai ser informada prontamente à população – disse Wendell.
Atualmente, em Quatis, as doses da vacina contra o sarampo devem ser aplicadas nas seguintes parcelas dos moradores da cidade: crianças de até um ano de idade (primeira dose da vacina trivial – caxumba, rubéola e sarampo); crianças de um ano e três meses (segunda dose da trivial – caxumba, rubéola e sarampo); adultos de 20 a 29 anos (as duas doses da trivial, conforme o cartão de vacinação, que deverá ser sempre levado aos postos, tanto pelos pais ou responsáveis por crianças, quanto pelos adultos); e adultos de 30 a 49 anos (apenas uma dose da vacina contra o sarampo).
As doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 17 horas, nos postos do Programa Saúde da Família dos bairros Nossa Senhora do Rosário (Clínica da Família), Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri; nas unidades básicas de saúde dos distritos de São Joaquim e Falcão, ambos situados na zona rural, e na Casa da Criança, no Centro de Quatis, próxima à igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário.
Autoridades médicas do Ministério da Saúde esclarecem que gestantes, pessoas com baixa imunidade ou gripadas, pacientes em tratamento contra o câncer e pacientes portadores de doenças que derrubam o sistema imunológico, entre elas, a AIDS, devem se consultar com um médico antes de procurar pela vacina contra o sarampo. O sarampo é considerado uma doença contagiosa e os seus sintomas principais são os seguintes: febre, manchas avermelhadas na pele e no rosto, além de tosse persistente.
Comentários