Image
10 maio, 2018
Comentários

Prefeitura de Quatis realizará melhorias em estradas rurais


  Mais 120 quilômetros de estradas rurais do Município serão recuperados a partir desta semana. A informação é do prefeito Bruno de Souza (MDB), segundo quem já nesta terça-feira, dia 08 de maio, as equipes da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos estarão trabalhando na estrada do Birro, também conhecida como estrada do Camata, que se localiza na região de São Joaquim. Nas últimas quatro semanas, a prefeitura já recuperou pelo menos outros 25 quilômetros de estradas rurais na cidade.
  De acordo com a programação divulgada pelo prefeito, vão ser atendidas a partir desta terça-feira as seguintes estradas: São Joaquim-Fazenda Uruguaiana (total de quatro quilômetros beneficiados); São Joaquim-Santa Isabel (oito quilômetros); São Joaquim-Amparo (oito); Falcão-Feijão Cru (cinco); Falcão-Fazenda do Avaí (nove); Falcão-Pedro Gomes (três); Falcão-São Joaquim, estrada principal (12); Quatis-Glicério (cinco); Quatis-Fazenda Roma (cinco); Quatis-Horto Municipal (seis); Quatis-Laticínio Primavera (dois); Quatis-Lavapés (cinco); Estrada da Toca, em Joaquim Leite (dois); Estrada da Serra (dez); Estrada Santa Helena (um); Estrada do Abelardo (dois) e Estrada da Roma (3,5 quilômetros, dos quais 2,5 quilômetros já foram atendidos). A estrada do Birro, que também se encontra inserida nesta relação, terá mais de 11 quilômetros recuperados nesta etapa.
  Entre as vias recuperadas pela Prefeitura de Quatis a partir da segunda quinzena de março, estiveram as estradas São Joaquim-Santana, Quatis-Morro Grande (nove quilômetros, nove quilômetros em cada uma destas vias); e Quatis-Vargem Grande (cinco). Para a manutenção permanente das estradas rurais, a administração municipal mobiliza pelo três máquinas, sendo duas retroescavadeiras e uma patrol; e três caminhões. Já a mão de obra é formada normalmente por dez operários, incluindo operadores de máquinas, motoristas, roçadores e profissionais responsáveis pela capina e a limpeza.
  - Fizemos um levantamento das ações que realizamos nas estradas rurais desde o ano passado e constatamos que, mesmo com as chuvas fortes ocorridas entre outubro de 2017 e março deste ano, conseguimos garantir o escoamento da produção agropecuária. Não podemos nos esquecer de que estradas precisam estar em boas condições também para a circulação dos veículos do sistema de transporte escolar, cujo número de alunos transportados diariamente passa de 500 – disse Bruno.
O prefeito frisou ainda que, entre os serviços de melhorias feitos de forma permanente nas estradas rurais, estão roçada, capina, limpeza de bueiros, “corte de água”, patrolamento e colocação de escória nos trechos considerados mais críticos. Bruno de Souza destacou a importância da conservação das vias vicinais para os moradores que residem nesta região da cidade:
- Sem estradas em boas condições, o trabalho diário do trabalhador rural fica bastante prejudicado, daí o nosso comprometimento em realizar de forma permanente a manutenção destas vias tão importantes ao desenvolvimento econômico da cidade e o cotidiano do homem do campo e da sua família – declarou Bruno de Souza, acrescentando que, no total, Quatis tem aproximadamente 400 quilômetros de estradas rurais.

Comentários