12 dezembro, 2018
Comentários

Prefeitura de Quatis recolhe quase seis toneladas de lixo por dia

Levantamento da Secretaria de Meio Ambiente inclui lixo comum, coleta reciclável e recolhimento do lixo hospitalar


        Cerca de seis toneladas de lixo são recolhidas diariamente na cidade pela Prefeitura de Quatis. Divulgado na manhã desta terça-feira, 11, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o levantamento incluiu a quantidade de lixo comum, materiais recicláveis e materiais hospitalares coletados todo dia no Município, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Dez funcionários, entre motoristas e coletores, atuam nas ruas com o apoio de dois caminhões e uma camionete, no sistema de recolhimento de lixo, pelas ruas da cidade.

        Segundo a Secretaria de Meio Ambiente – pasta responsável pela operacionalização do serviço – a quantidade maior coletada se refere ao lixo comum: cerca de 5,7 toneladas por dia. Já o total de material reciclável chega a 285 quilos recolhidos diariamente. No caso dos materiais hospitalares, a prefeitura coleta 528,39 quilos mensalmente, o que representa uma média diária de 17,6 quilos. A titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Edna Azevedo, reforçou o chamado à população para que fique atenta aos dias certos de recolhimento dos resíduos úmidos, recicláveis e hospitalares:

        - É importante que os materiais sejam colocados nas datas corretas de coletas nos bairros da área urbana e comunidades da zona rural, pois este procedimento contribui também de forma direta para a manutenção da limpeza do nosso Município. Por isso, estamos reforçando a divulgação do cronograma da coleta em todas as comunidades – disse a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Quatis, acrescentando que o calendário do recolhimento pode ser consultado também na página da administração municipal na internet, através do endereço www.quatis.rj.gov.br (link: Serviços).

        Eventuais reclamações a respeito do recolhimento de lixo em Quatis podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pessoalmente, ou pelo telefone 3353-2918 (ramais 1027 e 1028). Outra alternativa para o registro de reclamações é a ouvidoria da prefeitura. O serviço pode ser acessado no site da Prefeitura de Quatis (link ouvidoria), na barra superior da página. Regularmente, a prefeitura realiza encontros com os coletores de lixo para avaliar a eficiência do serviço e apurar as possíveis reclamações encaminhadas pelos moradores.

        A programação diária de recolhimento do lixo em Quatis é a seguinte:

Lixo úmido

*Domingo: Centro (área comercial);

*Terça-feira, quinta-feira e sábado: Centro, Jardim Pollastri, Bondarowsky, Mirandópolis, Pilotos e Barrinha;

*Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira: Santa Bárbara, Jardim Independência, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Alto Paraíso, Boa Vista, São Benedito e Água Espalhada;

*Quarta-feira: São Joaquim e Santana;

*Segunda-feira: Falcão e Joaquim Leite.

Lixo reciclável

*Segunda-feira: Bondarowsky, Jardim Pollastri e Mirandópolis;

*Terça-feira: Santa Bárbara, Jardim Independência e Santo Antônio;

*Quarta-feira: Barrinha, Pilotos e Centro;

*Quinta-feira: Falcão, Joaquim Leite, Nossa Senhora do Rosário, Alto Paraíso, São Benedito e Água Espalhada;

*Sexta-feira: São Joaquim e Santana.

Lixo Hospitalar

*Terça-feira: Clínica da Família, unidade médica do Mirandópolis, unidade médica do Jardim Independência, Casa da Criança e Centro Odontológico do Município;

*Quinta-feira: Policlínica, Casa da Mulher, Serviço de Vigilância Sanitária e Ambiental, unidade básica de saúde do distrito de São Joaquim e Unidade básica de Saúde do distrito de Falcão.

Observação: os moradores que tiverem materiais hospitalares em suas residências devem transportá-los até a unidade médica mais perto da casa.

Comentários