21 setembro, 2017
Comentários

Prefeitura de Quatis registra três episódios de queimadas nesta semana

         Entre a tarde desta terça-feira, dia 19 de setembro, e a noite de ontem, quarta-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente registrou três ocorrências de queimadas em áreas localizadas na zona rural do Município. Um dos episódios aconteceu na região onde está situado o Parque Municipal natural Horto dos Quatis, que é uma área de proteção ambiental. Técnicos da prefeitura estão apurando os fatos visando à elaboração de um relatório, que posteriormente será encaminhado à Polícia Civil.
        Os três episódios foram controlados por agentes da Defesa Civil do Município e da Guarda Municipal, que tiveram o apoio de produtores rurais no combate às chamas. Só numa das áreas afetadas, na região do Glicério, o trecho atingido pelo fogo chegou a cem hectares, afetando pastos, nascentes e a mata ciliar.
Já a queimada registrada nas proximidades do Loteamento Bela Vista, em cuja região fica o Parque Municipal, a área atingida foi de dois mil metros quadrados. A reserva ambiental não chegou a ser afetada. Por sua vez, no terceiro episódio, registrado nas imediações dos antigos galpões da CBPO (Companhia Brasileira de Projetos e Obras), às margens da estrada que liga Quatis a São Joaquim, o tamanho da área atingida ainda sendo calculado. Na manhã desta quinta-feira, a titular da pasta, Édna Azevedo, informou que os três locais de ocorrência das queimadas continuam sendo monitoradas pelos técnicos da prefeitura.
- Recebemos informações segundo as quais ainda existem focos de queimadas em alguns trechos dessas áreas, daí o nosso estado de alerta para combater possíveis novas ocorrências. Estamos apurando todos os dados relacionados aos casos desta semana para encaminhá-los às autoridades estaduais responsáveis pela apuração dos crimes ambientais e adotar as medidas administrativas previstas na legislação municipal. As leis do nosso município estabelecem a aplicação de multas, mas para isso é extremamente necessário provar a autoria das pessoas que provocaram o fogo na mata – disse Édna.
Segundo ainda a secretária de Meio Ambiente do Município, a prefeitura vai intensificar a campanha educativa contra as queimadas iniciada em maio deste ano, através da divulgação de reportagens pela imprensa e os meios de comunicação digital da administração municipal. Em breve, os técnicos da pasta estarão indo às escolas municipais com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre os malefícios causados pelas queimadas, “tornando-os agentes multiplicadores das orientações junto aos seus familiares e vizinhos”.
Em junho passado, a prefeitura já tinha registrado queimadas em áreas situadas às margens da estrada que liga Quatis ao distrito de Falcão, a partir do bairro Pilotos, na área urbana. Naquele episódio, o fogo destruiu uma área de 500 metros quadrados e foi controlado por agentes da Defesa Civil do Município com o apoio de produtores rurais da região. Segundo a legislação da Prefeitura de Quatis, quem for flagrado ateando fogo na mata pode receber uma multa no valor de até R$ 75,32. Este montante corresponde a três UFIQS (Unidade Fiscal de Quatis). No caso da legislação federal, a multa pode chegar a R$ 6 mil e o autor das queimadas ser condenado até seis anos de prisão.
- Apelamos novamente para a consciência das pessoas, pois as queimadas acarretam numa série de transtornos à população de uma maneira geral, além de destruir o meio ambiente. As queimadas diminuem a fertilidade do solo, prejudicam a produção agropecuária, comprometem a qualidade da água; e destroem as matas ciliares, que protegem os rios, ribeirões e riachos, além de provocarem várias doenças, asma alérgica, renite, bronquite e pneumonia, sendo que a fumaça proveniente delas possui também diversos agentes cancerígenos – concluiu Edna Azevedo.

Comentários