Prefeitura de Quatis segue com força-tarefa de combate ao Aedes aegypti nos bairros da cidade
A prefeitura de Quatis, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária Ambiental, está desde os primeiros dias do ano realizando uma força-tarefa de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Até o final do mês, todos os bairros serão contemplados com as ações de limpeza e de orientações sobre como eliminar os possíveis focos do criadouro do mosquito.
Segundo o supervisor de campo Wellington Coelho da Silva, os vigilantes sanitários e agentes de Endemias estão visitando as residências de todos os bairros do município. “Estamos realizando um mutirão com bastante gente. Estamos fazendo esta ação bairro a bairro de acordo com orientação do estado. Até o final de fevereiro, completaremos a ação em todos os bairros de Quatis. É importante que os moradores conversem com seus vizinhos e informe a prefeitura caso verifique algum foco do mosquito”, revelou.
Hoje (17) e durante os próximos dias, as ações serão no bairro Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, os bairros contemplados serão Alto Paraíso e Boa Vista. Para o prefeito Bruno de Souza (PMDB), esta ação é muito importante para mobilizar as pessoas dos bairros a participarem desta força-tarefa. “Não adianta os agentes fiscalizarem durante um dia e nos outros os moradores não fazerem sua parte, deixando água parada, entulho e lixos na rua. Todos nós devemos estar atentos em todos os momentos para não deixar esta epidemia chegar a Quatis”, finalizou.
Desde janeiro, os Agentes Comunitários de Saúde, através da Atenção Básica, passaram a reforçar as ações voltadas ao combate ao Aedes aegypti, com medidas de controles e redução dos riscos à saúde, utilizando o check list, onde são vistoriados nos imóveis: caixa de água destampada, prato de plantas, calhas, bebedouro de animais, garrafas, lixo que acumula água, pneus e outros criadouros.
Comentários