01 fevereiro, 2016
Comentários

Prefeitura de Resende assina contratos para recuperação da bacia do Sesmaria

O prefeito de Resende, José Rechuan, assinou na última semana, junto com a Ong Crescente Fértil, contratos de pagamento com cinco proprietários rurais contemplados com o projeto de recuperação de nascentes e de matas ciliares da bacia do Rio Sesmarias, que se propuseram a destinar parte da sua propriedade à preservação ambiental. A cerimônia aconteceu na sede do Sindicato Rural.
Esse projeto faz parte de um convênio assinado, no ano passado, entre o município e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) que repassará os recursos para execução do mesmo. Ele envolve a Ong Crescente Fértil, que assinou um convênio com a Agevap, para ser a responsável pelas ações de recuperação na bacia do Sesmarias.
A Ong está executando e acompanhando o levantamento dos produtores, áreas que serão recuperadas e as ações que serão tomadas para recuperação, como reflorestamento, enriquecimento do solo, plantio de mudas, entre outras medidas que serão colocadas em prática no decorrer de 2016.
        Os convênios terão duração de dois anos. Para cada hectare de área recuperada o produtor rural receberá o valor de R$ 200 no final de cada ano. O pagamento será repassado pela Agevap ao município e ficará depositado no Fundo Municipal de Conservação Ambiental. O pagamento ao produtor será proporcional aos serviços prestados, considerando a extensão e a característica da área preservada.
Os cinco produtores rurais contemplados passaram por um processo seletivo, que ao todo contou com a participação de 12 produtores. A seleção avaliou, principalmente, requisitos que atendiam as demandas do projeto de recuperação. Os que não foram selecionados nessa etapa estão no “banco de área”, aguardando a obtenção de mais recursos que contemplará novos produtores.
- Estamos iniciando esse trabalho nos Sesmarias, mas queremos expandir as ações de prevenção e proteção das nascentes para outras bacias do nosso município. Com isso, podemos ampliar a parceria com produtores rurais de outras regiões – ressaltou o prefeito Rechuan.
As ações na bacia do Sesmarias serão norteadas pela lei municipal que instituiu o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais, direcionado ao proprietário de área rural no Município de Resende que destinar parte de sua propriedade para fins de preservação e conservação de ecossistemas naturais.

Comentários