Image
06 janeiro, 2022
Comentários

Prefeitura de Resende entrega quatro ambulâncias na zona rural e no bairro Paraíso

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou oficialmente quatro novas ambulâncias na zona rural e no bairro Paraíso, esta semana. Nesta quinta-feira, dia 6, o prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, e o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, realizaram a entrega dos veículos às comunidades no Pronto Atendimento do Paraíso e na Unidade de Saúde da Família (USF) na Vila da Fumaça, com a participação de convidados. No total, em dezembro do ano passado, foram recebidas sete novas ambulâncias para reforçar o atendimento de qualidade à população no setor.


Na segunda-feira, dia 3, foi feita a entrega da ambulância na Unidade de Saúde da Família (USF) Engenheiro Passos; e na terça, dia 4, na USF Serrinha (que também atenderá a demanda da USF Capelinha). Os veículos zero quilômetro são do tipo remoção simples e fazem parte do processo de modernização da frota municipal. Quatro ambulâncias já estão em pleno funcionamento: na USF Engenheiro Passos; na USF Serrinha (que também atenderá a demanda da USF Capelinha); e duas na Central de Ambulâncias do Município, no Paraíso.


O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou a importância da modernização da frota. “Para o atual governo, a saúde é uma das prioridades, por isso, este processo de modernização da frota municipal continua com foco nos serviços essenciais nesta pandemia contra a Covid-19, reforçando a estrutura dos postos de saúde e de toda a rede pública. As novas ambulâncias com mais recursos garantem maior agilidade no atendimento e conforto para os pacientes e profissionais da saúde”, explica.


O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, informou que as ambulâncias foram distribuídas estrategicamente conforme a demanda do município. “Um dos veículos servirá para o programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Além das sete ambulâncias, vale lembrar que, recentemente, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, zero quilômetro, passou a circular pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, ressalta.


MAIS MODERNIZAÇÃO


Em abril de 2021, a Prefeitura recebeu sete veículos modelo Spin, da Chevrolet, para compor a frota municipal. Estes automóveis foram destinados aos serviços da Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Ainda em abril do ano passado, o ‘Programa Consultório na Rua’ ganhou uma van, que foi direcionada para o deslocamento dos profissionais e o transporte de usuários do programa.


Em maio de 2020, duas novas vans chegaram para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD). No primeiro semestre de 2020, foram adquiridos seis carros de passeio do modelo Kwid, da Renault, além de uma Van e uma ambulância, direcionados para o programa TFD e outras atividades do setor. De dezembro de 2018 até fevereiro de 2019, foram recebidos oito carros Nissan March. Parte dos veículos de passeio comprados foi destinada ao TFD, enquanto os demais estão sendo utilizados nas demandas de rotina da secretaria. Em janeiro de 2019, um dos automóveis foi encaminhado ao Programa Saúde da Família (PSF) de Engenheiro Passos. O primeiro a ser adquirido do mesmo modelo chegou ao município em 2018, para ser integrado ao PSF. Em setembro de 2018, chegaram quatro vans da Renault, que são utilizadas para o serviço de TFD. No mês de junho de 2019, ainda foi incorporado um micro-ônibus para o TFD.


Em janeiro de 2019, uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton, doada pelo Ministério da Saúde, passou a integrar a frota, sendo encaminhada à Superintendência de Vigilância em Saúde. Ainda vale lembrar que foi comprado um trailer móvel odontológico, no ano passado. Dois carros Chevrolet Spin também chegaram ao município, e foram destinados ao Programa de Saúde Mental.


Em fevereiro de 2019, chegaram quatro ambulâncias para atuar nas chamadas remoções simples, no transporte de pacientes que não apresentam risco de morte. Posteriormente, a Prefeitura recebeu mais uma ambulância de remoção simples. O governo ainda adquiriu duas unidades do Samu, em 2017 e 2018. Em 2021, a Central de Ambulâncias também recebeu uma UTI móvel.


Comentários