Image
14 dezembro, 2020
Comentários

Prefeitura de Resende intensifica fiscalização nos Centros Comerciais




A Prefeitura de Resende intensificou as ações de conscientização sobre a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) nos principais centros comerciais da cidade, durante o horário estendido de fim de ano. As medidas visam fiscalizar o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária em decorrência da Covid-19, com orientações acerca dos decretos municipais em vigor e todos os cuidados necessários. O trabalho de reforço às atividades diárias de fiscalização, que deve acontecer até o dia 30 de dezembro deste ano, é desempenhado pelas equipes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e da Divisão de Fiscalização de Posturas.

A intensificação das ações preventivas começou na última quinta-feira, dia 10. Nos dias 10 e 11, as equipes, que contam com 15 profissionais, atuaram nos bairros Comercial e Campos Elíseos. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, a partir do Decreto Municipal n°13.772/20, que autoriza, excepcionalmente, para este mês de dezembro, o funcionamento do comércio no município em horário estendido, houve necessidade de reforçar as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus em larga escala.

— No dia 24 de dezembro, o comércio funcionará das 9h às 17h; e no dia 31 de dezembro, será das 9h às 15h. Ainda segundo o decreto, os estabelecimentos comerciais estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30; aos sábados e domingos, das 9h às 18h. Enquanto isso, nos shoppings centers, os horários são os seguintes: segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos, das 14h às 20h. O horário estendido busca proporcionar mais oportunidades aos comerciantes e consumidores, evitando aglomerações dentro de um período curto de compras. Esta flexibilização é importante para a economia do município, mas, sobretudo, para a população que terá a chance de fazer compras em segurança, com intervalo de tempo maior para a devida higienização e em ambientes com menor concentração de clientes. Diante da nova grade de horários do comércio em geral, a mobilização em caráter de conscientização ganhou destaque. Antes, as ações aconteciam semanalmente em todo o comércio, principalmente, nos bairros: Cidade Alegria; Paraíso; Manejo; Campos Elíseos; e Comercial. Nas vésperas das festas de Natal e Ano Novo, o trabalho vem sendo feito em dias e horários alternados no decorrer da semana, sem aviso prévio. Os profissionais atuam de forma surpresa. Até agora, o cenário é considerado favorável, pois as medidas de segurança sanitária, tais como disponibilização de álcool em gel e uso obrigatório de máscara, estão sendo obedecidas pelo comércio em geral – ressalta, informando que haverá um reforço ainda maior na véspera do Natal.

Ainda conforme Tiago Diniz, a Aciar (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende), o CDL (Centro de Dirigentes Lojistas) Itatiaia/Resende, o Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia) e os representantes de shoppings da cidade apoiam as ações preventivas. O secretário frisou quais são as principais medidas recomendadas aos comerciantes, comerciários e público em geral.

— Um dos focos na hora da abordagem é a respeito do uso obrigatório de máscara, que é um dos grandes aliados no combate ao novo coronavírus. A obrigatoriedade do uso de máscaras no município foi determinada a partir do Decreto nº. 13.248 de 12 de maio de 2020, em razão da pandemia. Nesta luta, vale lembrar que a Prefeitura já distribuiu mais de 40 mil máscaras faciais produzidas com recursos próprios ou adquiridas por meio de doações. O governo municipal está empenhado para que haja a maior adesão possível de pessoas comprometidas com a Saúde Pública, respeitando os protocolos sanitários para o funcionamento de serviços e atividades essenciais e não essenciais, assim como os cuidados básicos de higiene pessoal. Durante as visitas nas lojas e estabelecimentos em geral, as equipes reforçam sobre questões como distanciamento adequado, uso de protetores faciais, disponibilização de álcool em gel e lavatórios com sabão em alguns casos, dentre outros cuidados. A intenção é alertar e conscientizar para o controle do avanço da doença, evitando, desta forma, a decisão de medidas mais restritivas – explica.

Vale lembrar que a Prefeitura promove ações de fiscalização constantemente, visando orientar a todos em relação às medidas sanitárias adotadas que devem ser respeitadas nesta nova realidade, além de manter a flexibilização do comércio, de prestadores de serviços e outras atividades essenciais e não essenciais. Estas ações são desempenhadas pela Divisão de Fiscalização de Posturas, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Superintendência de Ordem Pública e Ouvidoria.

A Prefeitura segue investindo em divulgações dinâmicas, ilustrativas e de conteúdo científico para deixar toda a sociedade bem informada, por meio de plataformas digitais (site institucional www.resende.rj.gov.br e canais oficiais no Facebook e Instagram ‘@prefresende’). Neste contexto, há divulgação diária do Boletim Covid-19, que permite transparência dos dados dos casos na cidade, além da disponibilização do painel digital (https://dash-covid-uerj.herokuapp.com/), em parceira com a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Comentários