Image
23 novembro, 2018
Comentários

Prefeitura de Resende prepara terreno para construção do Hospital Veterinário

A Prefeitura de Resende iniciou, semana passada, o serviço de limpeza do terreno onde será construído o Hospital Municipal Veterinário, localizado ao lado da sede da Fundação Confiar, no bairro Morada da Colina. A unidade, que contará com toda a infraestrutura necessária para atendimento aos animais, oferecerá serviços como consultas, cirurgias, exames e outros procedimentos, sem custos aos proprietários. A limpeza do terreno, que ainda será aterrado antes do início das obras, deve ser concluída na próxima semana.


A construção da unidade, segundo a Superintendência de Licitações, ficará a cargo da empresa Global Serviços Ltda, vencedora do processo licitatório, que tem um prazo de dez meses para executar as obras, orçadas em aproximadamente R$ 764.748,28. Conforme o projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o hospital contará com dois consultórios, duas salas de anestesia, duas salas de cirurgia, sala de raio-X, laboratório de análises clínicas, sala de internação, sala de recepção e dois banheiros, além de área de apoio com copa, depósito, área de serviço e dois depósitos destinados ao lixo produzido no local.


De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a construção da unidade é uma antiga reivindicação da população, em especial dos proprietários de animais que não dispõem de recursos para custear serviços como consultas e cirurgias. Por isso, o projeto foi executado em tempo recorde para que a licitação fosse realizada e as obras pudessem começar ainda este ano.


- A construção do Hospital Municipal Veterinário vai eliminar algumas responsabilidades que hoje estão a cargo do Centro de Controle de Zoonoses, que muitas vezes fica sobrecarregado, realizando 100% dos serviços destinados aos animais. Com a nova unidade, toda a demanda por consultas, exames e cirurgias, entre outros procedimentos mais complexos, ficará a cargo do hospital. Já o CCZ ficará responsável por receber e tratar os animais abandonados, além de desenvolver as campanhas de saúde pública, como a vacinação antirrábica, por exemplo - disse o prefeito.


CCZ: recordes alcançados


Apesar da grande demanda de serviços sob sua responsabilidade, o CCZ alcançou, por dois meses consecutivos, números recordes de cirurgias de castração, beneficiando 235 animais em setembro e 292 em outubro. Além disso, a unidade também aplicou, este ano, 13.835 vacinas contra a raiva animal - 1.500 doses a mais do que o total alcançado no ano passado.


Comentários