03 dezembro, 2015
Comentários

Prefeitura de Volta Redonda realiza a II Conferência Extraordinária Municipal de Cultura

Reunião será no dia 20 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília; inscrições para candidatos e eleitores estão abertas

        Já estão abertas as inscrições para participação – como candidato e eleitor - para a II Conferência Extraordinária Municipal de Cultura, que irá eleger os nove representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda, para a gestão 2016/2017. A conferência será no dia 20 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal Raul de Leoni (Memorial Getúlio Vargas), Rua 16, nº 101, na Vila Santa Cecília, das 8h às 13h. Serão eleitos os representantes da sociedade civil nas cadeiras de Música, Artes Cênicas, Dança, Artes Visuais e Plásticas, Literatura, Artesanato, Cultura Popular, movimentos sociais e associações de moradores.
As fichas de inscrição e o edital estão disponíveis no site www.portalvr.com/cultura. O período de inscrição vai até as 17h do dia 11 de dezembro. Os interessados no processo eleitoral deverão preencher a ficha de inscrição e entregar na sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), na Avenida Sávio Gama, nº 642, no bairro Retiro, ou pelo e-mail eleicaocmpc@gmail.com.
As inscrições são gratuitas, e na sede da SMC, no Retiro, devem ser feitas nos dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Podem participar como eleitor e candidato a Conselheiro, pessoas atuantes nas diversas áreas de expressão cultural e interessados nas políticas públicas específicas para a cultura do município. Será qualificado eleitor, a partir de 16 anos de idade, mediante comprovante de residência, apresentação de documento de identidade com foto (cópias).
O eleitor deve preencher formulário de inscrição, representando a sociedade civil, incluindo declaração de não ser ocupante de cargo comissionado ou de confiança na administração municipal, estadual ou federal, e firmar declaração confirmando interesse na política cultural da cidade. O candidato a conselheiro é preciso que tenha idade igual ou maior de 18 anos, histórico de atuação na área cultural, currículo, portfólio da atuação nas atividades culturais, não ter cargos na administração pública, e firmar declaração confirmando interesse na política cultural da cidade. Uma comissão eleitoral verificará toda a documentação dos candidatos a conselheiros, e aceitará recursos dos candidatos inabilitados no prazo de 48 horas. Mais informações na sede da SMC ou pelos telefones 3339-2444 ou 3339-9002.
        O candidato poderá ser votado por todos os eleitores qualificados, sendo que no dia da votação, este poderá expor brevemente o seu currículo e apresentar motivos da sua candidatura em no máximo de 6 minutos, bem como indicar um fiscal para acompanhar os trabalhos da mesa de recepção e contagem dos votos. Serão considerados eleitos os candidatos mais votados em cada área cultural de representação. No caso de empate, o candidato com maior tempo de trabalho cultural e maior idade são critérios para o desempate.
A relação dos eleitos e suplentes será lavrada em ata pela comissão eleitoral e encaminhada à Secretaria Municipal de Cultura (SMC), para posterior conhecimento do prefeito e nomeação do conselho eleito. A nomeação e posse do Conselho Municipal de Cultura será feita até a primeira quinzena de janeiro de 2016 pelo prefeito Antônio Francisco Neto.
CONSELHO - O Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda será composto por 15 membros e seus suplentes, sendo 60% representando a sociedade civil e 40% o poder executivo municipal.

Comentários