Image
04 abril, 2024
Comentários

Prefeitura inicia estudos para uso legal das unidades de conservação em Quatis

A Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente da Prefeitura de Quatis deu início à fase de construção do plano de manejo nas Unidades de Conservação (UC’s), que são as áreas naturais de proteção ambiental do município. O Parque Natural Municipal Horto dos Quatis e o Parque Natural Municipal Ribeirão de São Joaquim são as unidades que já começaram a receber a primeira etapa de elaboração do serviço.

O plano de manejo é um documento elaborado por diversos estudos que envolvem a análise do meio físico, biológico e social, e que segue normas e restrições para autorizar o uso legal das unidades, com o intuito de diminuir os impactos negativos na área e garantir a manutenção dos processos ecológicos. O levantamento dos dados será realizado por uma empresa contratada pela Prefeitura para desenvolver este estudo e conhecer os limites das unidades.

Atualmente, o município de Quatis possui 4 Unidades de Conservação (UC’s). Segundo a Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente, outras duas áreas restantes, como a Área de Proteção Ambiental Carapiá (APA) e o Refúgio da Vida Silvestre de Quatis (REVISQ) são as unidades que receberão as próximas etapas do plano de manejo.

Comentários