14 fevereiro, 2017
Comentários

Prefeitura reabre Centro de Controle de Zoonoses de Resende

Além de consultório veterinário, espaço realiza cirurgias básicas como castração de cães e gatos

Depois de mais de um ano sem atendimento ao público, o CCZ - Centro de Controle de Zoonoses de Resende foi reaberto em janeiro, com consultório veterinário, fazendo cirurgias básicas e programando feira de filhotes mensais, para adoção responsável.

Mantido pela Prefeitura de Resende, o CCZ, localizado na Rua Eurídice Paulino de Almeida, 320, no bairro Vicentina II, realizou no mês de janeiro, 37 pequenas cirurgias de castração em cães e gatos (machos e fêmeas) para maior controle da população animal na cidade.

O CCZ é o símbolo da luta em Resende contra o Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, Zika e chikungunya. Além disso, combate pragas e vetores, como ratos, escorpiões e cobras.

São os funcionários do CCZ, os Vigilantes Sanitários, que visitam residências e recolhem amostras nas residências para detectar focos de mosquitos. A entidade abriga ainda um laboratório de análises de insetos, um gatil, canil, curral para animais de grande porte apreendidos (equinos e bovinos). A reestruturação do local, em janeiro, trouxe de volta as chamadas protetoras, pessoas que cuidam de animais abandonados.

O coordenador do CCZ Resende, médico veterinário Rodrigo Campos Teixeira, conta que o CCZ terá em breve uma recepção para o público.

- Esse prédio estava abandonado, o canil ocupado com entulhos e o atendimento ao público suspenso. A equipe fez diversas modificações, criamos um consultório veterinário, reorganizamos o canil e criamos uma agenda especial de atendimento ao público, sendo na segunda, terça e quarta-feira para o público em geral. Às quintas e sextas feiras o atendimento é destinado aos animais encaminhados pelas protetoras e representantes de ONGs – explica o coordenador.

Atendendo solicitação do prefeito Diogo Balieiro Diniz, o CCZ já tem um plano de atuação para este ano, que vai levar em conta a sugestão das protetoras de animais, que são: a reabertura do consultório veterinário, a realização de feira de filhotes com adoções responsáveis e a realização de procedimentos cirúrgicos básicos. O veterinário Rodrigo Campos explicou como será o funcionamento do local nos próximos meses.

- Até o dia 30 de abril o CCZ Resende deverá realizar 400 cirurgias em cães, com agenda já marcadas. No dia 17 de abril serão reabertas as inscrições para novos procedimentos básicos. O canil do CCZ levará para a próxima feira de animais domésticos três cães adultos que precisam receber treinamento social antes da adoção, além de vinte filhotes de raças diversas - finalizou Rodrigo.

ATENDIMENTOS REALIZADOS NO CCZ - Janeiro de 2017

Adoção por parte de terceiros..............................03
Apreensões caninas............................................09
Nascimento.......................................................04
Castração de canino fêmea..................................07
Castração de canino macho..................................05
Castração de felino fêmea....................................13
Castração de felino macho...................................05

Telefones para informações: (24) 3360-9690 e 3360-5186.

Comentários