Image
05 junho, 2019
Comentários

Prefeitura viabiliza exame do sono pelo SUS na nova Santa Casa de Resende

O município de Resende acaba de ganhar um quarto preparado especialmente para a realização do exame de polissonografia, que é capaz de avaliar a qualidade do sono e diagnosticar distúrbios como a apneia. O teste não invasivo começou a ser viabilizado pela Prefeitura de Resende, para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) com encaminhamento médico, na Nova Santa Casa, nesta terça-feira, dia 4.



A polissonografia mede as atividades respiratória, muscular e cerebral, enquanto o paciente dorme. O serviço está disponível pelo SUS, em Resende, e deverá ser realizado duas vezes por semana na unidade. Da fila de espera de 85 pessoas desde 2012, alguns procedimentos já começaram a ser agendados para execução. Anteriormente, os pacientes tinham que se deslocar para outros municípios, como Volta Redonda, o que encarecia o serviço, além de dificultar o início do tratamento.



De acordo com o prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, a polissonografia é um exame de extrema importância para o diagnóstico dos distúrbios do sono.



— O teste permite o estudo do sono da população resendense, a partir do SUS. O paciente dorme com eletrodos fixados no corpo, que registram a atividade cerebral, movimento dos olhos e dos músculos, respiração, entre outros fatores. Este relevante exame indica sonolência diurna excessiva, distúrbios respiratórios (ronco e apneia do sono), alterações do ritmo cardíaco, síndrome das pernas inquietas e alguns casos de insônia. A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um dos distúrbios mais comuns, caracterizados por paradas respiratórias. A apneia pode levar a pessoa a desenvolver várias doenças cardiovasculares, arritmias cardíacas, acidente vascular encefálico, entre outras. Os possíveis agravamentos da apneia, por exemplo, justificam a necessidade do teste pelo SUS no nosso município, lembrando que poucas cidades disponibilizam o serviço. Aos poucos, com trabalho e dedicação, vamos melhorando e sofisticando os atendimentos públicos da cidade – destacou, acrescentando que o paciente terá mais qualidade de vida ao iniciar o tratamento indicado.



O diretor da Nova Santa Casa de Resende, Luiz Eduardo Rodrigues Saldanha, reforçou que a apneia do sono deve ser tratada adequadamente, visando diminuir a incidência das enfermidades acarretadas pelo distúrbio. “Além de evitar doenças gravíssimas, o exame possibilita o resgate da qualidade de vida para o paciente, que poderá iniciar o tratamento correto e voltar a dormir melhor, tendo o seu momento de relaxamento. A sala adaptada para um quarto aconchegante é mais uma conquista para a área da saúde em Resende, que vem evoluindo cada vez mais”, frisou.


Comentários