21 março, 2018
Comentários

Preservação da água é prioridade de produtores rurais em BM

Agricultores e pecuaristas aprenderam a proteger nascentes e corpos d’água em curso oferecido pelo Sindicato Rural de Barra Mansa



Preservação da terra e da água, economia e sustentabilidade são os pilares que orientam o trabalho de inúmeros produtores rurais de Barra Mansa. Conscientes de seu papel na conservação do meio ambiente, agricultores e pecuaristas decidiram investir na proteção às nascentes e cursos d’água presentes em suas propriedades. O conhecimento para dar início às ações partiu de uma capacitação sobre o tema realizada no ano passado pelo Sindicato Rural de Barra Mansa.

Aluno do curso, Daniel Andrade, proprietário do Rancho Andrade, em Floriano, foi um dos que se dedicaram à implantação das mudanças. “Nós entendemos que tanto a nascente quanto o riacho precisavam de espaço e vegetação para se regenerar. Fizemos uma reserva de 50 metros em torno do curso de água e passamos a investir no plantio de mudas para reflorestamento de todo o entorno”, explicou Daniel.

Nos últimos dois anos, com as novas medidas, o produtor de frutas foi capaz de transformar a área assoreada em riacho novamente. “Para mim, é importante pensar no futuro. Cabe ao produtor cuidar e garantir a produção de água. Ela é um bem de todos e essencial para todo mundo. Já que a nascente está na minha propriedade, é meu dever trabalhar para que ela continue oferecendo esse recurso”, defendeu.

Proprietária da Fazenda Sagrada Família, no distrito de Antônio Rocha, onde se encontram oito nascentes, Maria das Graças Oliveira Villela explicou que sempre teve vontade de fazer algo pelos olhos d’água, mas não tinha o conhecimento necessário. Até que decidiu fazer o curso oferecido pelo Sindicato Rural.

“Na aula, eu aprendi, em detalhes, o que deveria ser feito para recuperar a vegetação e aumentar a oferta de água dentro da minha propriedade. Em pouco tempo, colocamos os conhecimentos em prática e já vimos resultados significativos nas três nascentes que temos aqui. As demais nascentes são menores, mas, em breve, vamos incluí-las no projeto”, contou Maria das Graças.

De acordo com o instrutor do curso, Silvio Nogueira de Andrade, as ações a serem tomadas são razoavelmente simples e os resultados não costumam demorar.

“O cercamento das principais nascentes é uma etapa de extrema importância no processo de recuperação, para que o gado e outros animais não acessem e pisoteiem o local da nascente. Em volta delas, deve ser feita uma composição regenerativa do extrato vegetal. Não tendo mais animais acessando a área, a vegetação volta a nascer naturalmente. É importante plantar, também, mudas de espécies nativas no curso d’água para recuperar sua mata ciliar, contribuindo assim para a conservação da Mata Atlântica”, explicou.

Para Adilson Delgado Rezende, presidente do Sindicato Rural de Barra Mansa, a medida é um investimento no futuro da propriedade e da região. “Ao contrário do que muitos acreditam, os produtores rurais são a classe que mais se preocupa com a preservação da água. Isso se dá ao fato de que sua atividade depende inteiramente da qualidade e abundância da oferta de água em sua propriedade. Ou seja, se o produtor não cuidar de suas nascentes e mananciais, estará colocando em risco o próprio patrimônio”, destacou.

O Sindicato Rural de Barra Mansa oferece cursos e formações para garantir o desenvolvimento sustentável do setor rural na região. “Além dos cursos, produtores rurais podem nos procurar para auxiliá-los em uma série de assuntos, como Cadastro Ambiental Rural e emissão de certificados e declarações”, finalizou.

Comentários