05 outubro, 2018
Comentários

Primeiro sábado do Outubro Rosa terá atividades em Resende




O primeiro sábado do Outubro Rosa – mês dedicado à conscientização e orientação das mulheres sobre a importância das medidas preventivas para evitar, ou tratar precocemente, o câncer de mama, será marcado por mais um mutirão de exames preventivos em Resende. A sexta etapa da ação, que já beneficiou 1.062 mulheres, será realizada em 17 unidades básicas de saúde do município, duas delas localizadas na zona rural. O mutirão oferece exames preventivos do câncer de colo do útero e avaliação das mamas.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão, que também integra a programação do Outubro Rosa, será realizado das 8h às 16h. Para ter acesso ao procedimento não é necessário que a mulher marque consulta, bastando comparecer ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa, levando o cartão do SUS. Apenas não é recomendável fazer a coleta de material para o preventivo do câncer de colo do útero, as mulheres grávidas ou que estejam no período menstrual, já que as circunstâncias podem alterar os resultados.


O secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, lembra que a realização do mutirão neste sábado, e também no próximo dia 20, quando haverá uma nova etapa do atendimento, é muito simbólica, já que o Outubro Rosa é um mês mundialmente consagrado à saúde da mulher.


- Estamos realizando este mutirão de exames preventivos desde o início de julho, com dois atendimentos mensais, sempre aos sábados, para facilitar o acesso das mulheres, principalmente daquelas que trabalham e não podem comparecer aos postos durante a semana. Mas a etapa deste sábado, dia 6, e do próximo dia 20, são ainda mais significativas, porque estamos no mês dedicado à saúde da mulher. Por isso, nossa expectativa é que a procura nas 17 unidades que estarão abertas seja grande e que as mulheres aproveitem esta oportunidade e reservem um tempinho do seu dia para cuidar do seu maior patrimônio, que é a sua saúde – disse o secretário



Confira as unidades abertas, neste sábado, dia 6, das 8h às 16h


Unidades Básicas de Saúde

Cidade Alegria, Manejo e Jardim Primavera


Programa Saúde da Família

Cidade Alegria, Jardim Alegria, Liberdade, Nova Alegria, Itapuca, Vicentina, Surubi, Novo Surubi, Paraíso, Fazenda da Barra I, Baixada da Olaria, Capelinha, Pedra Selada e Clínica da Família

Comentários