13 março, 2018
Comentários

Procon-BM autua três agências bancárias por demora no atendimento

Foram vistoriadas 12 agências, sendo que três foram reprovadas por exceder o tempo de espera nas filas


O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Barra Mansa realizou nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13, a fiscalização de agências bancárias para verificar se as unidades estão cumprindo a lei municipal sobre o tempo de fila. Foram vistoriadas 12 agências, sendo que três foram reprovadas neste quesito.

De acordo com a Lei Municipal nº 3108/99, o tempo máximo de espera, desde o momento em que o consumidor entra na fila até ele ser atendido, não deve passar de 20 minutos. O objetivo da fiscalização, segundo o gerente do Procon-BM, Felipe Fonseca, é dar dignidade ao atendimento dos clientes nas agências, evitando que se espere a mais nas filas e que a lei seja cumprida.

Os bancos que foram reprovados por demora no atendimento foram as duas agências do Bradesco, uma próxima à Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) e outra ao lado da rodoviária, e a agência do Santander, na Avenida Joaquim Leite, em frente à Praça da Matriz.

Segundo Felipe, os bancos foram autuados e têm dez dias para apresentarem defesa. “Os bancos que não respeitaram o tempo máximo de espera na fila receberam auto de infração e devem apresentar defesa em até dez dias. A multa será aplicada caso a justificativa não for considerada cabível para a situação”, completa.

O gerente do Procon-BM orienta sobre como os consumidores devem agir em situações como essa. “Caso for constatado que o tempo de até 20 minutos não foi respeitado, o consumidor deve autenticar a senha pedindo que o funcionário do banco assine com data e hora do atendimento. Após isso, o cliente deve trazer a senha autenticada ao Procon para que seja feita a abertura do Processo Administrativo para averiguar a denúncia de descumprimento da lei”, explica Felipe Fonseca. O Procon Barra Mansa funciona de segunda à sexta-feira das 8 às 16h30, no térreo da prefeitura, na Rua Luis Ponce, 263, Centro.



Procon nos bairros - O Procon de Barra Mansa realiza nesta quarta-feira, dia 14, a quinta edição do projeto “Procon nos bairros”, dessa vez no Ary Parreiras de 17h às 20h. Os moradores da localidade terão a oportunidade de tirar dúvidas referentes aos direitos do consumidor. A tenda será montada na Praça Manoel Machado de Oliveira.


Comentários