23 novembro, 2016
Comentários

Procon de Barra Mansa alerta consumidores sobre cuidados durante a Black Friday

O Procon de Barra Mansa divulgou uma lista alertando sobre os cuidados que os consumidores do município devem tomar ao realizar a compra de um produto durante a Black Friday, que começa nesta sexta-feira, dia 25. O Procon informa que para evitar prejuízos, o consumidor deve analisar as ofertas e promoções. De acordo com o órgão, é importante que os consumidores analisem a qualidade e o preço do produto, pois podem existir "preços mascarados". Também evitar depósitos em contas de pessoas físicas. O Procon alerta ainda que o consumidor pode desistir da compra no prazo de 7 dias, a contar da data de recebimento do produto ou assinatura do contrato, sem necessidade de justificar o motivo.
Antes de efetuar uma compra pela internet, é importante analisar se o site de vendas é idôneo (geralmente existe uma lista nos Procons dos sites fraudulentos, como o Procon de São Paulo, que lista os sites a serem evitados). Deve-se "printar" a tela do site. Caso o preço esteja com um valor menor na página inicial ou na apresentação do site o vendedor será obrigado a vender pelo menor preço, pois senão poderá caracterizar propaganda enganosa.
Compras em lojas físicas
Outra reclamação corriqueira é sobre os prazos de pagamento e taxas de juros, que muitas vezes acabam majorando o preço do produto e também da venda embutida de "garantia estendida e seguros de multiassistência", que elevam os preços dos produtos. O Procon lembra à todos que os preços dos produtos e sua forma de pagamento devem estar bem visíveis e de fácil entendimento. É necessário sempre exigir a nota fiscal, pois é fundamental para a garantia do produto.
No caso de dúvidas, reclamações, o consumidor deve procurar o Procon de Barra Mansa, que funciona no pátio do Campla (Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral), na Rua Luis Ponce, 263, Centro. Os telefones de contato são (24) 21063420 e (24) 21063461, no horário das 8h às 17h, diariamente, exceto aos sábados, domingos e feriados.

Comentários