10 novembro, 2015
Comentários

Programa Conta na Balança premia estudantes em Resende

Para incentivar os alunos obesos que melhor aderiram ao acompanhamento nutricional e as orientações para perder peso, o Programa Conta na Balança entrega nesta sexta-feira, dia 13, três bicicletas. Serão contemplados três estudantes, um da Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), um da Escola Municipal Dona Mariúcha (Santo Amaro) e um da Escola Municipal Roberto Silveira (Paraíso). Eles são acompanhados pelo programa desde o ano passado.
As cerimônias de entrega serão às 8 horas, na Escola Marietta Salles Cunha, às 10 horas, na Escola Dona Mariúcha e, às 14 horas, na Escola Roberto Silveira, e terão as presenças do prefeito José Rechuan, da idealizadora do Programa, a médica cardiologista e deputada estadual Ana Paula Rechuan, do secretário municipal, Mário Rodrigues, pais, profissionais das escolas e da equipe do Programa.
As bicicletas foram doadas pela empresa Nutriplus, responsável pela merenda escolar na rede municipal.
Esses estudantes passaram por todas as etapas do Programa, ou seja, palestras para os pais sobre a importância da alimentação saudável, coleta de sangue (Hemograma Completo, Glicose, Colesterol Total e Frações e Triglicerídeos) e acompanhamento pelas nutricionistas da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) da Secretaria Municipal de Saúde.
- Conseguimos sensibilizar os pais desses alunos sobre os perigos da obesidade para a saúde dos seus filhos, e eles aderiram ao Programa. Vamos começar uma nova campanha institucional de mobilização para que mais pais se conscientizem sobre a importância dessas ações – ressalta a idealizadora do programa, Ana Paula Rechuan.
Este ano 5.842 alunos foram avaliados pelo Programa. Desses, 1.528 alunos apresentaram alterações no seu Índice de Massa Corporal (IMC). Entre eles estão alunos do 2º ao 5º ano que não responderam à adesão voluntária no ano passado e que estão sendo convocados novamente, por meio de buscas ativas nas suas residências.
Também estão nesse grupo alunos do 1º ano do ensino fundamental que estão ingressando no Programa. Os que apresentaram alterações nos resultados dos exames de sangue já começam a ser acompanhados pelas nutricionistas. Uma nova repesagem, para avaliações dos resultados de 2015, está marcada para fevereiro do ano que vem.
O Conta na Balança foi criado para investigar, analisar e descrever os índices de crescimento, composição corporal e estado nutricional dos estudantes da rede municipal de ensino a fim de prevenir obesidade na infância. É uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Esporte e Lazer, além da Superintendência Municipal de Eventos.

Comentários