29 julho, 2019
Comentários

Programa criado pela Prefeitura de VR busca conhecer melhor o perfil da Terceira Idade

Questionário desenvolvido trará informações importantes e visa cada vez melhorar mais o atendimento aos idosos no Município

A equipe da divisão de Áreas Técnicas e Educação em Saúde, da secretaria municipal de Saúde, desenvolveu um questionário onde será possível conhecer os sete mil alunos da Terceira Idade que participam do projeto Saúde em Movimento, da secretaria municipal de Esporte e Lazer (Smel). Nessa segunda-feira, dia 29, os cinquenta professores que participam desses núcleos passaram por um treinamento.

O prefeito Samuca Silva destaca que com a iniciativa será possível traçar o perfil dessa população e trabalhar de forma mais resolutiva as questões levantadas por eles. “Nosso objetivo é melhorar, cada vez, a vida dos idosos da nossa cidade. Com esse diagnóstico poderemos conhecer melhor as suas necessidades e anseios”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, explica que o objetivo dessa parceria entre as secretarias é de promover a qualidade de vida dessas pessoas. “Vamos traçar e avaliar o perfil das pessoas da terceira idade e desenvolver práticas educativas multi-interdisciplinares, entre as secretarias de Saúde e Esporte e Lazer, em busca da qualidade de vida”, disse o secretário.

A secretaria municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, desta que esse primeiro momento foi preparado para que seja feita uma sensibilização dos profissionais. “O intuito é de aplicar primeiro nos professores para que eles tenham esse experimento e vejam as dificuldades, quando forem desenvolver com os alunos, na ponta. Através desse questionário iremos trabalhar em cima das fragilidades e apontamentos que foram descobertos, sejam de patologias, carências de exercícios ou atividade física, além da necessidade ao fomento do exercício físico”, disse a secretária.

Entre os objetivos específicos do projeto estão o de romper com o enfoque tradicional de atenção a idosos, centrado em doenças; fomentar cuidados de saúde como alternativas de prevenir limitações provenientes do envelhecimento e de processos de doenças; estimular a participação de idosos nas atividades de práticas integrativas e complementares na rotina da população alvo, além de sensibilizar os idosos acerca das vantagens de mudança em um estilo de vida saudável.

Comentários