20 abril, 2017
Comentários

Programa Gente Eficiente ganha Sala de Informática em Resende

Um laboratório de informática recém inaugurado, com 11 computadores, está ajudando a descortinar um mundo novo para 278 pessoas com diversos tipos de deficiência em Resende. Integrantes do programa Gente Eficiente, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, os alunos aguardaram três anos para ter acesso aos equipamentos, que foram montados na semana passada para alegria dos estudantes.

De acordo com a coordenadora do programa, Zuleica Florentino, a demora na montagem do laboratório ocorreu porque a sala destinada para este fim estava com problemas no telhado, o que ocasionava goteiras durante as chuvas.

- Este ano, assim que a atual administração fez a reforma do telhado, providenciamos a montagem dos computadores, que agora estão funcionando plenamente e ajudando nossos alunos a descobrir um mundo novo – disse Zuleica.

Segundo ela, os estudantes que ainda não tinham contato com o equipamento ficaram animados com a nova possibilidade e estão aprendendo comandos básicos como, por exemplo, ligar e desligar os computadores, utilizar o mouse e abrir programas. Já os alunos que estavam mais familiarizados com a informática, são orientados pelos professores a utilizar jogos que estimulam a memória, reforçam cores e ensinam conteúdos, sempre de forma lúdica.

Para a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, a instalação do laboratório de informática no Gente Eficiente é um passo importante no processo de inclusão social dos alunos, que já têm acesso, no programa, a aulas de psicopedagogia, educação ambiental, artesanato, música, esportes e atividades da vida diária, na qual eles aprendem a pegar ônibus, pagar contas e andar na rua sozinhos, mas com segurança.

Conheça o Programa – Instalado na Área de Lazer Julieta Botelho, mais conhecida como Parque Tobogã, o Programa Gente Eficiente trabalha com uma equipe multidisciplinar formada por professor de educação física, educador ambiental, pedagogos e psicopedagogos, entre outros profissionais da área da educação. Atualmente, dos 278 integrantes, 50% deles frequentam o programa em horário integral e fazem lá três refeições diárias: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

Comentários