Image
06 junho, 2017
Comentários

Programa leva dentistas e enfermeiros à escola da zona rural de Resende

Pais e alunos da Escola Municipal Francisco Tavares Rezende, localizada na zona rural do município, a 15 quilômetros do Centro, tiveram um dia diferente nesta segunda-feira, dia 5, ao participarem, na própria escola, de uma ação preventiva em saúde, com médicos, enfermeiros e dentistas. No total, 25 pais ou responsáveis e 38 alunos da unidade escolar foram atendidos. A ação, realizada pelas Superintendências Hospitalar e de Odontologia, faz parte do Programa da Família e é desenvolvida em escolas localizadas em áreas afastadas do município, onde não há cobertura de unidades básicas de saúde.

Durante a ação, os profissionais de saúde fizeram a avaliação física dos adultos e as crianças passaram por consultas com dentistas, na qual receberam orientações sobre como prevenir as cáries e dicas de escovação, além de terem recebido aplicação de flúor e um kit com escova e creme dental.

A escola Francisco Tavares Rezende funciona em horário integral, com turmas da pré-escola à 5ª série e busca, segundo a diretora Haideê Nunes Duarte, envolver a família na avaliação integral dos próprios filhos, em especial na saúde preventiva deles. O Programa foi iniciado na escola no dia 2 de maio e será encerrado no próximo dia 24 de junho, quando a escola promoverá um sábado letivo, reunindo alunos e familiares para apresentar os resultados escolares do primeiro semestre. A atividade vai marcar o encerramento do Programa com uma feijoada para todos.

Intercâmbio - Duas estudantes de odontologia da Universidade ACTA, da Holanda, acompanharam os profissionais da Prefeitura durante as atividades do Programa na escola. Elas vieram passar 30 dias na cidade, participando de programas de assistência em saúde para estudantes na zona rural, como parte de um acordo entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. A universitária Lilith Suleyman disse que considera ações desta natureza fundamentais para conscientizar a população sobre à prevenção em saúde.

- Na Holanda existe sempre um dentista para atender as comunidades mais distantes, sendo que as crianças não pagam pelo tratamento e os cuidados com os adultos são custeados pelo estado. Comparando as crianças de lá com as daqui, observamos que aqui elas consomem muito açúcar, um hábito alimentar que é mais controlado pelos pais na Holanda - comentou.

Comentários