Image
29 junho, 2023
Comentários

Programa Mais Médicos em Angra dos Reis anuncia processo seletivo para bolsas integrais em Medicina

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) está com as inscrições abertas para o processo seletivo de bolsas integrais para os cursos de Medicina, autorizados no âmbito do Programa Mais Médicos. A instituição oferece 16 vagas em diversas regiões do Brasil para o segundo semestre de 2023, incluindo Angra dos Reis (RJ).

Os candidatos interessados podem se inscrever até o dia 5 de julho por meio do site econ.rio.br/bolsistas23-1. Para ser elegível, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre 2018 e 2022 e cumprir as condições estabelecidas no edital de cada unidade. Entre os requisitos, estão: não possuir diploma de curso superior, ter renda familiar mensal que não exceda o valor de 1,5 a 3 salários-mínimos por pessoa (dependendo da instituição escolhida), ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, e ser residente e n atural da região onde a escola médica está estabelecida. Os editais oferecem vagas em diversas localidades além de Angra dos Reis (RJ), como Iguatú (CE), Canindé (CE), Jaraguá do Sul (SC), Juazeiro (BA) e Alagoinhas (BA). Os resultados do processo seletivo serão divulgados no dia 20 de julho após as 18h no site do IDOMED. A matrícula deve ser efetuada no dia 21 de julho, presencialmente, nas secretarias dos campi.

O CEO do IDOMED, Silvio Pessanha Neto, destaca a importância do programa de bolsas. "A seleção de bolsistas residentes tem um impacto significativo nas regiões que possuem unidades do IDOMED. Oferece a oportunidade para pessoas da própria cidade estudarem medicina em uma instituição renomada, com foco no desenvolvimento humanizado do futuro médico. Ao término do curso, os bolsistas poderão atuar no próprio município, auxiliando o sistema de saúde local e oferecendo uma melhor qualidade de vida aos moradores da região."


Angra foi palco da 1ª turma de formandos do Mais Médicos do IDOMED


Na última quarta-feira (28), o IDOMED Angra celebrou a formatura de 24 médicos, seis deles com bolsas integrais, do curso implantado no âmbito do Edital do Programa Mais Médicos de 2014. O evento, que aconteceu no Iate Clube Aquidabã, marcou um momento histórico para a instituição e para a saúde pública da região. Em parceria com o Governo Federal e o Município de Angra, a Instituição de Ensino Superior faz parte desta ação que ocorre em todo o Brasil, cujo objetivo é aumentar o atendimento médico no Sistema Único de Saúde (SUS) em cidades do interior do país.

Entre os formandos, três deles já foram selecionados para trabalhar como médicos no programa Mais Médicos, onde poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Danilo de Oliveira, um dos recém-formados, foi designado para trabalhar na própria cidade de Angra dos Reis, fortalecendo o atendimento médico local e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.  

Danilo é um dos formandos que ganhou bolsa integral para fazer o curso de Medicina no IDOMED Angra. “Moro em Jacuecanga, juntamente com meus pais e minhas três irmãs mais novas. Sempre sonhei em fazer medicina, pois é bacana demais ajudar as pessoas. Confesso que estou realizando meu sonho porque conquistei essa bolsa. Sem ela, não seria possível chegar até aqui. Me senti muito acolhido por todos os professores e outros integrantes da equipe dessa instituição. Trabalharei aqui em Angra dos Reis e pretendo fazer residência médica em psiquiatria”, comemora o agora doutor.  

O programa Mais Médicos tem desempenhado um papel fundamental na ampliação do acesso à saúde em áreas remotas e desassistidas do país. O IDOMED, comprometido com a formação de profissionais competentes e conscientes de seu papel social, tem se destacado por preparar médicos capacitados para enfrentar os desafios do sistema de saúde brasileiro.  

Segundo João Junior, gestor IDOMED Angra, o município de Angra dos Reis ganhou um grande destaque ao ter conquistado o Edital do Mais Médicos. “Hoje, temos, aproximadamente, 500 alunos no curso de Medicina em nossa unidade, o que gera uma movimentação econômica muito grande ao atrair alunos de outras regiões. Ao fortalecermos essa parceria, a rede de Saúde de Angra dos Reis passa a ter uma relevante missão de formar novos médicos, pois é necessário investir na melhoria de sua infraestrutura e na capacitação dos seus profissionais”, comenta Junior.  

Ainda na visão do gestor do IDOMED Angra, a saúde da região conta com diversos profissionais qualificados, que tem um amplo conhecimento em diversidade - como população indígena, quilombola, ribeirinha, ilhéus - e isso possibilita um aprendizado na prática diferente de tudo, o que é ímpar.  

Sobre o IDOMED  

O IDOMED é um grupo que reúne 17 escolas médicas e consolida a tradição de mais de 25 anos de experiência nesse segmento. Está presente em todas as regiões do país, com mais de oito mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada, desenvolvimento docente e conexão com a carreira médica. O grupo oferece programas de graduação, pós, especialização e cursos de atualização, e está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.    

Outro grande diferencial do curso de medicina, é o IDOMED Carreiras, responsável por contribuir com um olhar ampliado e sistêmico da carreira médica, fornecendo aparatos necessários para a construção de uma visão empreendedora da trajetória profissional, além de desenvolver as principais soft skills necessárias para a gestão estratégica da carreira do estudante.

Comentários