Image
24 julho, 2018
Comentários

Projeto de Equoterapia é ampliado em Resende

Um projeto desenvolvido pela Prefeitura, e que oferece atendimento em Equoterapia para pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais, acaba de ter seu atendimento ampliado em Resende. A ampliação do serviço, que acontece após anos de expectativa, resultou na inclusão de mais 30 pessoas, o que elevou o número total de beneficiados para 50 pessoas, representando um aumento de 150%.



As atividades equoterápicas são desenvolvidas por uma equipe multiprofissional, devidamente habilitada, que utiliza o cavalo com fins terapêuticos para reabilitação e ressocialização de pessoas com deficiências. As sessões acontecem no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho e são realizadas pela empresa Hiporte.



O projeto, que atende crianças de dois a doze anos, adolescentes e adultos com doenças neuromusculares, síndrome de Down, paralisia cerebral, entre outras patologias, estava com suas atividades suspensas desde o final de 2016. Em fevereiro de 2017 ele foi reativado e, em junho de 2018, os atendimentos foram ampliados.



De acordo com a coordenadora do projeto, a fisioterapeuta Mariane Peres, o tratamento é realizado graças a uma estrutura que conta atualmente com três fisioterapeutas e duas psicólogas, além de dois auxiliares guias e dois instrutores de equitação.



A equoterapia ou hipoterapia contribui para o desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo dos seus praticantes. Com o aumento do número de vagas, o atendimento agora está chegando a mais famílias que já aguardavam por isso há algum tempo e isso nos deixa muito satisfeitos - conta Mariane, que além de fisioterapeuta e coordenadora do projeto, também é instrutora de equitação.



Como ter acesso ao serviço



Para serem incluídos na Equoterapia, os interessados precisam ter encaminhamento médico e levá-lo ao Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia, onde farão a inscrição e serão agendados para avaliação pela equipe multiprofissional da Equoterapia. Após avaliação, elas iniciarão o tratamento e permanecerão no mesmo até receber alta terapêutica, que será dada de acordo com análise da referida equipe.

Comentários