10 julho, 2018
Comentários

Projeto de skate é iniciado na Casa da Cultura de Itatiaia

 Foi iniciado no domingo (8), o projeto Skate, Música e Arte, uma parceria entre a Casa da Cultura de Itatiaia e a Equipe Liberty. Os encontros serão aos domingos, das 14 às 17h, na Casa da Cultura, localizada na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro.

Para o Assessor de Cultura, Rafael Fioratto, esse foi o primeiro passo para o desenvolvimento de um projeto de arte urbana dentro do município.

- A cultura vai desenvolver um projeto de arte urbana. Que vai englobar artes visuais, música, esporte e danças que estejam ligados ao movimento de rua. Iniciamos os contatos com os grupos que já atuam na área e o skate foi o primeiro a comparecer para a valorização deste movimento artístico. A cultura oferece aos praticantes de skate o espaço da quadra para que desenvolvam suas manobras e treinem, já que os participantes costumam representar Itatiaia em competições – disse Rafael.

Segundo o integrante da Equipe Liberty, Bruno Oliveira, o objetivo do projeto é promover a prática do skate na cidade.

- O objetivo é reunir em um lugar apropriado para as pessoas e atletas adeptos à cultura de rua e simpatizantes do estilo strettwar, com a finalidade de promover e incentivar estas pessoas a movimentarem a cena da cultura de rua na nossa cidade. Com a carência de espaço público para prática de skate, resolvemos entrar em contato com a Casa de Cultura para iniciarmos esta parceria, que a princípio será em ceder o espaço para que possamos reunir todos que de alguma forma estão ligados a cultura de rua e que já tenha algum movimento dentro da cidade. Por enquanto estamos iniciando um encontro e em breve iniciaremos as oficinas de skate, grafite, slackline e batalha de rima – frisou Bruno.

Ainda de acordo com o Assessor, o papel da cultura no incentivo ao projeto é fundamental para o crescimento dos movimentos culturais dentro do município.

- Acho que é muito importante oferecer este espaço dentro da atuação da cultura para que os jovens se sintam assistidos, acolhidos e amparados. Por algum tempo os movimentos ligados à cultura de rua foram mal vistos por preconceito. Hoje precisamos incentivar para que os jovens desenvolvam suas habilidades e o sentimento de pertencimento. Este projeto vai incentivar o espírito de equipe e colocar os participantes dentro do fazer artístico e social em Itatiaia – destacou Fioratto.

Para os interessados em integrar o projeto, é preciso comparecer na Casa da Cultura de Itatiaia, aos domingos, nos horários dos encontros, das 14 às 17h, munidos de um documento de identificação com foto.


Comentários