14 janeiro, 2016
Comentários

Projeto ‘Empresas Amigas do Zôo VR’ garante a alimentação de aproximadamente 400 animais

Por mês, são consumidas perto de 9 toneladas de alimentos, entre ração, carne, hortifruti; Zôo recebe em janeiro onça pintada vinda de Manaus (AM)

O Zoológico Municipal de Volta Redonda, único público do interior do Estado do Rio de Janeiro e maior área verde pública do município, possui um acervo representativo da fauna exótica e nativa com cerca de 400 animais. E para garantir a alimentação dos bichos, a Prefeitura realiza o projeto “Empresas Amigas do Zôo VR”, no qual empresas parceiras fornecem parte do material alimentício, através de um investimento que gira em torno de R$ 40 mil. A parceria traz economia para os cofres públicos e oferece uma alimentação de qualidade para os animais do Zôo, local que chega a receber cerca de 5 mil visitantes em feriados prolongados.
Parte da carne e da ração consumidas é fornecida pela Magazzino (fornecedora de massas da Spoleto) e pela agropecuária Beija-flor, respectivamente, enquanto a Greenlife (empresa de limpeza pública) doa todo o material de hortifrutigranjeiros utilizado.
“Por mês, são consumidos cerca de 1.500 quilos de ração, 6.400 quilos de material do hortifruti, além da carne, que são aproximadamente 800 quilos”, explicou o biólogo Jadiel Teixeira, diretor do Zoológico Municipal de Volta Redonda. Segundo ele, os animais são seletivos na hora de comer, e por isso a alimentação tem que ser de boa qualidade. Melancia, banana, couve, abóbora, milho verde, além de carne de boi e frango, estão entre os itens do cardápio. “A dieta dos tigres, por exemplo, conta com músculo bovino e frango crus, mas o tigre Hans é mais seletivo e só come o frango se estiver cozido”, disse o biólogo.
No verão, os animais ganham um cuidado especial, com frutas dentro de blocos de gelo, verdadeiros “picolés”. “Temos esta preocupação de oferecer alimentos mais leves e este “refresco” das frutas congeladas, que os animais gostam muito. Já no inverno, por exemplo, procuramos fornecer alimentos mais calóricos, como o pinhão e uma larva chamada tenébrio, que os macacos comem”, disse Jadiel.
A diversidade de espécies é grande no zoológico, onde se encontram mais de 200 aves de pequeno e grande porte, como é o caso das emas, a maior ave da América do Sul, podendo atingir 1,65 metro de altura, avestruz, além das araras, tucanos e pavões, que impressionam pelas suas cores e beleza. Já as corujas são famosas pelo exotismo e os gaviões pelo porte altivo. Felinos como leões, tigres e a onça podem ser vistos vivendo em amplos recintos, assim como macacos. Há também os répteis, como jacaré do papo amarelo e jiboias, que recebem cuidado especial durante o inverno, através de aquecedores.
NOVIDADE – O Zoológico Municipal receberá, neste mês de janeiro, um novo membro: uma onça-pintada de 11 meses, vinda do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Manaus (AM). “Após um pequeno período de quarentena, para que a equipe do zoológico avalie as condições do animal, a onça será liberada para a visitação”, disse Jadiel.
LAZER – O Zôo também conta com atrações diversas para as crianças no parquinho, com escorregador, balanços, pula-pula, cama elástica, labirinto, e pedalinhos – que funcionam no lago do Zoológico. Somente em caso de chuva o serviço de pedalinho é suspenso.
O espaço conta ainda com visita monitorada com as escolas, que atende, além de estudantes, a população de Volta Redonda e cidades vizinhas; pista para as caminhadas, com trajeto que percorre várias trilhas ecológicas e que são utilizadas diariamente por um grande número de pessoas de todas as idades, visando a melhoria na qualidade de vida dos frequentadores do local.
EDUCAÇÃO – O Zoológico Municipal de Volta Redonda também destina seu espaço para a educação, através de convênios com instituições de Ensino Superior, para a realização de estágio supervisionado, necessária para a conclusão dos respectivos cursos.
A Educação Ambiental é parte integrante para o bom funcionamento do Zôo, e tem como objetivos específicos: ressaltar a importância da preservação ambiental; reconhecer as interdependências entre a fauna e a flora; identificar os fatores que determinam o equilíbrio e o desequilíbrio ecológico, assim como a poluição, o desmatamento, extermínio dos animais, etc. Procura-se também reconhecer os recursos naturais renováveis e não renováveis, além da sua utilização, conscientizado as crianças, despertando-as para o problema.
        O Zoológico Municipal de Volta Redonda funciona na Rua 93-C, nº 1.171, na Vila Santa Cecília. O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 16h30. Para maiores informações os contatos são o telefone (24) 3350-7061 ou o email zoologico@epdvr.com.br.

Comentários