Image
19 setembro, 2023
Comentários

Projeto Laboratório Encantado chega à Barra Mansa e Resende

Criado para hospitais com alas de atendimento pediátrico e que recebem crianças em situação de doenças crônicas e ambulatorial, o projeto Laboratório Encantado percorrerá seis cidades do Brasil e atenderá em média 300 crianças por instituição. A ação inicia pelo município de Barra Mansa, no Hospital Santa Casa, de 18 a 22 de setembro. Na sequência, segue para Resende, onde fica de 25 a 29 de setembro, no Hospital da Criança.



Desenvolvido pela empresa Mina Cultural, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura, o Laboratório Encantado tem a ciência como tema condutor e temporada de cinco dias em cada hospital. Entre as atrações, o espetáculo de bonecos “Laboratório Encantado” será encenado pela Companhia Pia Fraus de Teatro que já se apresentou em 24 países nos principais festivais de teatro do mundo. A peça poderá ser desmembrada em esquetes com tipos de humor e de interação diferentes para atender crianças em estado clínico mais delicado.



Já o ciclo de cinco oficinas proporcionará a experimentação da ciência como lugar da transformação e da fantasia. As crianças serão estimuladas a confeccionar dinossauros articulados, caleidoscópios, móbile com sistema solar, teatro de sombras com animais marinhos, cone de árvore que cresce de uma semente, entre outras curiosidades.



Um carrinho cenográfico com elementos da ciência e do universo infantil circulará em áreas da pediatria indicadas por cada hospital. A música fará parte de todas as intervenções e será também a protagonista quando a criança não tiver condição de interagir, como acontece em Centros de Terapia Intensiva.



Kit ciência



O projeto deixará para cada criança um pequeno legado de sua vivência no hospital: um livro especialmente produzido pela Editora Evoluir, com a história da peça teatral, ilustrações e o passo a passo para reproduzir as experiências das oficinas com um kit de materiais. O kit conta com uma mochila personalizada, que contém o livro e materiais como lupa, lanterna, tesoura, adesivos, papeis coloridos, giz de cera, canetinhas, entre outros. “A intenção é prolongar a experiência que as crianças viveram, mesmo permanecendo em ambiente hospitalar ou após receberem alta”, conta Luciana Caminha, diretora da Mina Cultural.



Após Barra Mansa e Resende, o Laboratório Encantado segue para hospitais das cidades de Osasco e Piracicaba (SP), Feira de Santana (BA) e Juiz de Fora (MG).



Sobre a Mina Cultural



Com 16 anos de atividade, a Mina Cultural trabalha na interlocução entre a iniciativa privada e as demandas da sociedade por meio de projetos de impacto, inspirando empresas a serem agentes de transformação, criando soluções criativas e inovadoras para questões sociais e ambientais, gerando valor compartilhado. Viabilizamos a realização de mais de 600 projetos culturais, esportivos, de saúde, educação, de direitos humanos, para os mais diversos públicos em todas as regiões do Brasil. Nosso comprometimento é com empresas que contribuam para um mundo mais justo e sustentável, assumindo responsabilidades e abraçando causas para reforçar sua identidade. https://minacultural.com.br/



Sobre a Fundação ArcelorMittal



A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br


Comentários