Image
15 maio, 2017
Comentários

Projeto Música nas Escolas apresenta concertos didáticos em Barra Mansa

Alunos de cinco escolas de Barra Mansa têm a oportunidade de apreciar apresentações dos grupos do Projeto Música nas Escolas
O Projeto Música nas Escolas dissemina o melhor da música em apresentações especiais nas escolas de Barra Mansa. Nas próximas semanas, escolas da cidade recebem os concertos didáticos dos grupos do projeto. Os bairros Vila Nova, Vila Coringa e Ano bom são os contemplados com essa temporada de concertos didáticos em maio.
As apresentações começam na segunda-feira, 15 de maio, com a apresentação do Grupo de Metais, no Jardim de Infância Júlia Varela. No dia seguinte, outra escola, do mesmo bairro, Vila Nova, a Escola Professor Henrique Zamith, recebe a Camerata de Cordas.
Na próxima semana, os concertos começam na segunda-feira, 22 de maio, no Colégio Marcelo Drable, no bairro Ano Bom, com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. No Colégio Municipal Dr. Maurício Amaral, no bairro Vila Coringa, acontece o concerto didático da Orquestra de Jazz, na quinta-feira, 25.
A temporada de apresentações, no mês de maio, se encerra na segunda-feira, 29, com o concerto didático do Grupo de Percussão, na Escola Municipal Geraldo Osório, no bairro Vila Coringa. Apenas, este concerto acontece no turno da manhã, as demais apresentações são realizadas para os alunos do período vespertino.
Durante os concertos didáticos, os músicos e maestros dos grupos, além de realizarem a apresentação musical, também, demonstram aos alunos o funcionamento de cada instrumento. É um momento de cultura, lazer e aprendizado aos alunos, que têm contato com um repertório variado de músicas,

Projeto Música nas Escolas e a arte de educar através da música
Mantido pela Prefeitura de Barra Mansa desde 2003, o projeto é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Desde sua fundação, atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que se inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Os alunos da rede municipal de ensino de Barra Mansa têm contato, por meio do Projeto Música nas Escolas, com instrumentos musicais e acesso à infinidade de ritmos existentes, construindo, assim, um conhecimento musical que transforma sua bagagem cultural. Esta transformação oferece novas perspectivas aos alunos. Alguns seguem carreira de músico, tornando-se integrantes dos grupos do projeto e futuros professores. Mesmo aqueles que não se tornam músicos profissionais, transformam-se em adultos com grande interesse cultural.
As atividades do Projeto Música nas Escolas têm transformado musicalmente a cidade de Barra Mansa. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Além disso, o projeto é patrocinado pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e pelo Grupo Toniato. O projeto também recebe o apoio da Saint Gobain.

Serviço:
Concertos Didáticos do Projeto Música nas Escolas
Concerto didático do Grupo de Metais
Data: 15 de maio (segunda-feira)
Horário: 14horas
Local: Jardim de Infância Júlia Varela

Concerto didático da Camerata de Cordas
Data: 16 de maio (terça-feira)
Horário: 13 horas
Local: Escola Municipal Prof. Henrique Zamith

Concerto didático da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Data: 22 de maio (segunda-feira)
Horário: 13 horas
Local: Colégio Municipal Pref. Marcelo Drable

Concerto didático da Orquestra de Jazz
Data: 25 de maio (quinta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Colégio Municipal Dr. Maurício Amaral

Concerto didático do Grupo de Percussão
Data: 29 de maio (segunda-feira)
Horário: 13 horas
Local: Escola Municipal Geraldo Osório

Comentários