30 maio, 2018
Comentários

Prorrogada Vacinação contra Gripe em VR

Volta Redonda decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra influenza, que terminaria nesta quarta-feira, dia 30, enquanto as doses ainda estiverem disponíveis nas unidades de saúde. O município imunizou 43.748 pessoas desde o dia 24 de abril, início da campanha nacional. A meta é alcançar os 60 mil vacinados, 90% do público alvo, que é de 66.508 pessoas.


De acordo com o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, o prolongamento da campanha foi uma decisão municipal, já que a Secretaria de Estado e o Ministério da Saúde ainda não se pronunciaram a respeito. “Ainda temos doses disponíveis e nos postos de vacinação e vamos continuar trabalhando para atingir, pelo menos, os 60 mil imunizados”, disse.


No município, há quase 50 postos de vacinação para atender à população alvo. As doses estão disponíveis nas 44 unidades da Atenção Básica; os idosos contam com vacinação na Policlínica da Terceira Idade e no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR). Já a Policlínica da Mulher e a maternidade do Hospital São João Batista vão imunizar gestantes e puérperas assistidas.


O prefeito do município Samuca Silva ressalta a importância da vacina para justificar a continuação da campanha em Volta Redonda. “O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população. A vacinação é a medida mais efetiva para a prevenção da influenza grave e de suas complicações”, disse.


A campanha é voltada para crianças de seis meses a quatro anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). Também estão incluídos trabalhadores da área de saúde; professores; toda população indígena, a partir dos seis meses de idade; e indivíduos com 60 anos ou mais.


Ainda devem se vacinar os portadores de algumas doenças crônicas não transmissíveis munidos da indicação médica. Estão incluídos casos de doença respiratória crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica; doenças intersticiais do pulmão; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; e doença neurológica crônica. Além do diabetes; imunossupressão; obesos grau III; transplantados; e portadores de trissomias – Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany.

Comentários