18 junho, 2020
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Prova de vida de servidores inativos de Itatiaia agora pode ser feita à distância

 A diretoria do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itatiaia (IPREVI) adotou no início deste mês, a chamada de vídeo como recurso para a realização da prova de vida dos servidores inativos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Segundo o Decreto Municipal n° 2.459/2014, a fé de vida é um procedimento obrigatório, cujo objetivo é realizar o recadastramento de todos os assegurados por benefício previdenciário, como os aposentados e pensionistas.

— Quando o servidor se aposenta, ele precisa comparecer anualmente na instituição que paga esse benefício, no caso o IPREVI, para comprovar se ele permanece vivo. Assim, evitamos fraudes e atualizamos as informações dele dentro da instituição – esclarece Alessandra Marques, diretora do Instituto.

Devido à pandemia do coronavírus, esse procedimento de confirmação estava suspenso desde o mês de março, e para evitar o pagamento equivocado do benefício previdenciário, o IPREVI adotou a chamada de vídeo como método alternativo. Para o atendimento online ser realizado, o Instituto entra em contato com a pessoa que precisa realizar a prova de vida e pergunta se ela pode participar da videoconferência. Se o assegurado concordar, a ligação é realizada e o recadastramento é efetivado.

Alessandra Marques ainda explica que o propósito da implementação do recadastramento à distância é cumprir o que está previsto na legislação do município, mesmo em meio a uma pandemia de coronavírus, que oferece riscos ao público atendido pelo Instituto.

— A iniciativa visa resguardar a integridade física dos aposentados e pensionistas durante o período de isolamento social, bem como atualizar os dados do servidor junto a Autarquia, conforme estabelece o Decreto Municipal – finaliza a diretora.

Outros atendimentos

Por conta da epidemia da Covid-19, os atendimentos do Instituto estão sendo realizados via telefone: (24) 3352-4043, WhatsApp: (24) 99326-0620 e email: iprevi1@hotmail.com, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O suporte presencial ocorre apenas em casos de extrema necessidade, como questões referentes a benefícios.

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