27 junho, 2019
Comentários

Público poderá escolher o Melhor Petisco de VR no domingo




Evento gastronômico gratuito terá música ao vivo, chope e 10 estabelecimentos vendendo petiscos na Praça Pandiá Cológeras


Os amantes de comida de boteco já tem compromisso no domingo: degustar e escolher o Melhor Petisco de Volta Redonda. Os ganhadores do 1º Volta de Boteco serão anunciados neste domingo, dia 30, durante um evento gastronômico gratuito que acontece na Praça Pandiá Calógeras das 12h às 20h. Além do título de Melhor Petisco, os estabelecimentos participantes concorrem nas categorias Atendimento e Temperatura da Cerveja ou Chope. Também será eleito o Melhor Garçom da Cidade.



O Bar do Tchelo, Barão Boteco, Bier Prosit, Calumma Pub, Casa Relicário, Choperia Boca Maldita, Costelaria Fogo de Chão, Deliciare Choperia, Metamorphose Bar e Vitória Restaurante & Choperia são os dez estabelecimentos que tiveram os petiscos melhor avaliados no concurso. Durante o dia, os visitantes poderão provar os pratos, que serão vendidos com o preço fixo de R$20. Para trazer o clima de boteco, o bar venderá chope a preço popular.

A programação musical fica por conta da dupla Waguinho e Nigéria com repertório de samba e pagode, e em seguida é a vez de Figurótico e Ranieri animarem o público com repertório de pop rock nacional e internacional. Para a criançada, será montada uma Área Kids, com monitoria e brincadeiras como futebol inflável, escalada inflável gigante, tobogã gigante, pula-pula e mais, com ingressos a R$5.


O primeiro colocado na categoria Petisco será convidado para participar do evento Festival de Inverno de Volta Redonda, que acontece no mês de agosto. Já os três melhores estabelecimentos de cada categoria serão premiados durante o evento com uma placa comemorativa para afixar no estabelecimento. Haverá também uma premiação especial para o garçom que for eleito o melhor da cidade.



Além da votação do público, um júri técnico composto por seis pessoas relacionadas ao setor gastronômico, avaliarão os estabelecimentos. O peso do voto do júri técnico será 60% e do voto popular 40%. A apuração será realizada por uma equipe imparcial e o regulamento será disponibilizado no site do evento.



O Volta de Boteco é um evento colaborativo realizado pelo Polo Gastronômico, que foi criado para fortalecer a identidade gastronômica volta-redondense e estimular a economia local por meio da gastronomia. Sua formação conta com a participação de diversos empreendedores e instituições locais, incluindo a Prefeitura de Volta de Redonda, Sebrae, CDLVR - Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda, ACIAP-VR - Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda, UFF, Fundação CSN, entre outros.



De acordo com a Secretária Municipal de Cultura, Aline Ribeiro, destaca que um dos pilares da gestão do Prefeito Samuca é incentivar cada vez mais a cultura integrada ao turismo. “Gastronomia é um tema que alinha muito bem essas duas áreas, que vai muito além da cozinha e dos estabelecimentos. A gastronomia é considerada um importante elemento cultural. Através da alimentação cada grupo social distingue-se dos demais, reconhece-se e por isso é reconhecido, a partir de cada especificidade, tanto em relação ao uso de ingredientes específicos quanto aos hábitos alimentares. Neste contexto a alimentação é considerada como uma prática que vai além do simples ato de se alimentar, mas também um fator de identidade”, ressaltou a secretária.



O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães destaca a importância da participação dos donos de bares da cidade. “O Volta de Boteco foi um sucesso. É um evento que mostra o enorme potencial dos bares e restaurantes de Volta Redonda. Temos uma rede profissionalizada, com uma excelente estrutura, pronta para atender nossa população e visitantes. E com a excelente equipe envolvida só poderíamos ter esse resultado. É o primeiro de muitos que virão. Convido a todos para celebrar na premiação que ocorrerá neste domingo”, disse o secretário.



O prefeito Samuca Silva ressalta que o Volta de Boteco é uma excelente oportunidade para movimentar a cidade. “Eventos como esse, ligados à gastronomia, são uma ótima oportunidade de atrair turistas para a nossa cidade. Todos ganham com isso, o setor hoteleiro, o comércio e economia da cidade ficam aquecidos”, disse o prefeito.



Conheça os dez petiscos melhor avaliados que serão vendidos durante o evento:

Bar do Tchelo - Língua de Boi (Língua de boi cozida, recheada com bacon e acompanhamento de cebola)

Barão Boteco - Surpresa na Cumbuca (Camadas intercaladas de angu e carne de panela, servido com porção de toucinho de barriga e couve)

Bier Prosit - Kafta Garotim (Peito bovino moído, recheado com queijo mussarela no palito, envolta de bacon, coberta com molho barbecue. Acompanha geleia agridoce)

Calumma Pub - Jiló do Calumma (Deliciosas lâminas de jiló empanados com parmesão e um molhinho de mostarda e mel para acompanhar)

Casa Relicário - Trouxinhas Arretadas (Trouxinhas de entrecot suíno recheadas de queijos, com provolone, parmesão e gorgonzola. É servida em cima de uma farofa de amendoim em 3 trouxinhas)

Choperia Boca Maldita - Dialeto Gourmet (Cubos de língua bovina ao molho, acompanhado com farinha de açafrão salpicado com farofa de torresmo e decorado com cheiro verde)

Costelaria Fogo de Chão - Pastel de Costela (Porção com 07 unidades acompanhada de exclusivo molho Chimichurri feito na casa)

Deliciare Choperia - Dadinho de Tapioca com geleia de pimenta (Dadinhos feito a base de tapioca, onde são servidos junto com uma geleia de Pimenta)

Metamorphose Bar - Barriga (Barriga suína acompanhada de farofa de cebola na manteiga, vinagrete de pimenta biquinho e uma dose especial de blend da Cachaça Uai)

Vitória Restaurante & Choperia - Costelinha da Julieta (250g de costelinha suína marinada assada e laqueada na goiabada)

Comentários