25 agosto, 2017
Comentários

Quase 120 mil pessoas já foram atendidas pela Saúde de Quatis no 1º semestre

Entre janeiro e junho deste ano, 118.639 atendimentos foram feitos por todas as unidades de saúde que atendem a população da cidade através do SUS (Sistema Único de Saúde). A informação consta do balanço divulgado nesta semana, pela Prefeitura de Quatis, a respeito dos serviços prestados ao cidadão nas áreas de assistência médica e odontológica, durante o primeiro semestre de 2017, incluindo os serviços nos setores ambulatorial, especializado, saúde preventiva, saúde bucal e de emergência, que é feito por meio de um convênio da prefeitura com o Hospital São Lucas. Só no hospital, através do convênio, foram 42.830 procedimentos no período.

        Nas unidades do Programa Saúde da Família, através dos quais são realizados os serviços de visitas domiciliares, marcação de procedimentos para os pacientes, acompanhamento do tratamento e consultas médicas, entre outras ações, foram registrados 33.494 atendimentos, divididos pelos módulos dos bairros Jardim Independência (12.294), Mirandópolis (10.766), Nossa Senhora do Rosário (7.272) e Jardim Pollastri (3.162). O módulo do Saúde da Família do bairro Nossa Senhora do Rosário funciona nas mesmas instalações da Clínica da Família.
        Responsáveis pelo atendimento ambulatorial na zona rural, as unidades básicas dos distritos de Falcão e São Joaquim fizeram, no período, 2.416 e 1.684 atendimentos, respectivamente. Já os atendimentos prestados pelo centro de fisioterapia, que funciona no Centro de Quatis, alcançaram 8.316 procedimentos, enquanto de janeiro a junho o número de atendimentos com médicos especialistas chegou a 2.371.
        Para o prefeito Bruno de Souza (PMDB), “os números apresentados pelo relatório podem ser considerados positivos diante do cenário adverso no setor de saúde pública na maioria das cidades brasileiras”.
        - Em Quatis, apesar de todas as dificuldades provenientes da baixa arrecadação e da crise econômica nacional, que diminui ainda mais o volume de receitas da nossa cidade, estamos garantindo a assistência médica e odontológica à população, por meio das unidades próprias da prefeitura e através das instituições conveniadas – disse Bruno.
No começo do segundo semestre, o atendimento médico especialista, que antes era feito na policlínica, foi transferido para o Hospital São Lucas, visando melhorar as condições de atendimento aos pacientes e de trabalho aos profissionais de saúde. Essa assistência oferece atendimento nas seguintes especialidades: cardiologia, urologia, gastroenterologia, pneumologia, otorrinolaringologia, psicologia, homeopatia, ortopedia e nutrição.
O balanço da Secretaria de Saúde aponta ainda os atendimentos realizados pela unidade de apoio diagnóstico (exames), Casa da Mulher, Departamento de Saúde Mental, SAMU (Serviço de Assistência Médica de Urgência), Departamento Municipal de Odontologia e na própria sede da pasta, que funciona no Centro Administrativo do Município, no bairro Bondarowsky. Entre outras ações realizadas nas instalações da Secretaria de Saúde está o agendamento da assistência de alta complexidade em unidades de referência situadas em outras cidades.

Comentários