09 março, 2017
Comentários

Quase 300 declarações de MEIs são emitidas no mutirão realizado em Barra do Piraí

O mutirão de Declaração de Faturamento dos microempreendedores individuais (MEIs) regularizou 296 declarações em Barra do Piraí, além de realizar 74 atendimentos sobre assuntos diversos relacionados aos MEIs. O evento foi promovido pelo Sebrae/RJ e a Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, durante dois dias para regularizar situação fiscal dos empreendedores e ajudar a fazer a Declaração Anual, documento obrigatório para que os MEIs não paguem multa e tenham restrições em seu CNPJ.

Segundo a analista do Sebrae/RJ, Nathália Malaquias, que coordenou o evento, o mutirão foi considerado um sucesso. “Os empreendedores do mercado, onde realizamos o evento, aprovaram a iniciativa e disseram que se não fosse realizado o mutirão muitos deles, com certeza, ficariam mais um ano em atraso. Muitos disseram que nem lembravam, ou mesmo não sabiam, da obrigatoriedade do envio da declaração”, afirmou. Nathalia acrescentou que a maioria das declarações estava atrasada, em média, há quatro anos.

A região do Médio Paraíba fechou o ano de 2016 com quase 41 mil MEIs, sendo 4,1 mil somente na cidade de Barra do Piraí.

Para quem não conseguiu participar do mutirão ainda dá tempo de enviar a Declaração Anual. O prazo para envio se encerra dia 31 de maio e pode ser feita pela internet , através do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), acessando o menu do MEI e ir em Declaração Anual. Quem preferir, pode buscar orientação no Sebrae/RJ ou na Central do Empreendedor em Barra do Piraí. A Declaração é gratuita. Basta levar o CNPJ, identidade, CPF e o valor total de vendas e prestação de serviço no ano de 2016. O MEI que estiver em atraso com as declarações dos anos anteriores também pode aproveitar para regularizar a situação fiscal. Para isso, além dos documentos listados acima, deve levar os valores de faturamento referente a cada ano que está em atraso para que a Declaração também possa ser providenciada.

É bom lembrar que a Declaração Anual é obrigatória e deve ser feita todo ano para que o MEI não pague multa e tenha restrições em seu CNPJ.

Outras informações podem ser obtidas no telefone (24) 3347-5845 ou no Sebrae em Volta Redonda - Avenida Paulo de Frontin, 463, no Aterrado.

Comentários