17 abril, 2014
Comentários

Quatis entra na rota do desenvolvimento com o resgate da qualidade da água

"

Limpezas dos principais reservatórios resgatam a qualidade de vida dos moradores, que comemoram também a boa iluminação


 

Na edição comemorativa de cinco anos da revista Por Aqui, nossa equipe percorreu algumas cidades de nossa região para analisar o que está sendo feito em relação ao tratamento de água. E foi em Quatis, a cidade de menor arrecadação da região, que encontramos o melhor projeto que, inclusive, já está sendo realizado.
Visando solucionar o problema de água vivido por várias gerações de famílias em Quatis, está sendo realizada na cidade uma obra inédita, com projetos modernos de limpeza de suas principais represas, além da modernização do novo sistema de água.  Um grande trabalho no presente e ao mesmo tempo um investimento para o futuro, pois sabemos da precariedade da água em todo o mundo. Um bom e recente exemplo disso é o fato de o governo paulista ter pedido que a água do Rio Paraíba do Sul, que abastece o Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba, e por isso é considerado interestadual, fosse despejada no sistema Cantareira, que está em estado crítico devido à escassez das chuvas. A medida, que depende da autorização da Agência Nacional de Águas (ANA), não foi vista com bons olhos pelos políticos do Rio de Janeiro e a partir daí foi criado um grande impasse.""Quatis tem em seu histórico um problema constante. A falta de qualidade e quantidade de água. Mesmo tendo em sua história e como patrimônio a fonte de água potável Antônio Jacinto Sampaio Filho, mais conhecida como “Biquinha”, local onde os tropeiros que faziam o transporte do ouro paravam para dar trégua aos cavalos, a dificuldade de abastecimento de água na cidade, através de seus córregos, sempre foi defasada.
A limpeza das represas de Lima e de Lavapés em Quatis é uma obra nunca vista na cidade, pois está sendo feita de forma profissional, com maquinário e planejamento. Está sendo retirada toda espécie vegetativa que atrapalha a captação da água, já que essas raízes vão apodrecendo ao longo do tempo. É um processo natural que com o tempo compromete a qualidade da água. A limpeza no córrego do Lavapés já foi concluída e no final do ano será realizado o plantio de árvores nativas da mata atlântica para recuperar a mata ciliar. No córrego de Lima a limpeza ainda está acontecendo e a expectativa é de que também no final do ano seja realizado o plantio de árvores ao redor. Este projeto tem como objetivo melhorar a qualidade e a quantidade de água para os quatienses e já está tendo resultado, pois a produção de água já aumentou. A represa de Lima aumentará sua produção de oito para 12 litros por segundo, a represa de Lavapés aumentou de cinco para dez litros por segundo e o Rio Paraíba aumentou de 23 para 33 litros por segundo, devido a um rotor que foi colocado na bomba.
Sobre o novo sistema de água de Quatis, estão sendo implementados dois tipos de projetos, a modernização da rede de abastecimento, com a substituição da linha, e a implantação de novas linhas de abastecimento. As redes da cidade, como é de conhecimento de todos, são ultrapassadas e a estação tem capacidade para liberar poucos litros por segundo. Como a última reforma foi em 1999 e a cidade cresceu muito depois disso, a escassez de água virou um problema crônico a ser resolvido.
Pensando nisso, está sendo construída no município uma nova estação de tratamento de água, que terá capacidade de produzir 50 litros por segundo. A expectativa é que o novo sistema de água de Quatis, que está sendo feito com verba federal, fique pronto entre junho e julho deste ano. Outra medida que foi tomada foi a colocação de mais uma bomba em uma estação compacta e que está produzindo mais 18 litros por segundo.  A falta de água nos arredores do “Residencial Quatis” também foi solucionada, pois foi feita uma nova rede para este local, que era um dos lugares que mais tinha problemas. Outra meta para melhorar a falta de água e alavancar o desenvolvimento da cidade é expandir a estação de rede até a ZEN (Zona Especial de Negócios) e outros loteamentos que ainda não foram contemplados.
Com toda essa melhoria, o povo de Quatis vai ganhar em qualidade de vida e consequentemente a cidade vai se tornar mais atrativa, tanto para novos moradores, como para investidores. Segundo o prefeito Bruno, “a limpeza das represas gerando uma melhor qualidade da água não é um ganho somente para Quatis, mas para todo o estado do Rio de Janeiro, que vive um dilema com a precariedade da água e com a intervenção do governo paulista em relação à transposição do Rio Paraíba do Sul”.
Conseguir ter uma água potável sempre foi o anseio da população quatiense, que mais uma vez demonstrou estar em dia com a cidadania, colaborando na limpeza de seus córregos. “Este é um dos maiores dilemas da cidade, então faço questão de ajudar na limpeza dos córregos quando estou com tempo disponível. A população está muito contente com o resultado, a água já está muito melhor”, revelou o pescador José Maria Silva. O prefeito Bruno também vem acompanhando as limpezas de perto. “Com o resgate da boa água e da iluminação, a cidade vai conseguir se desenvolver muito mais. Com a conscientização de todos, estou convicto que esta limpeza resultará em progressos para o futuro”, desabafou o prefeito.
Por falar em progresso e no ganho para a população, esta sendo estudada a criação de um “Parque das Águas” na represa de Limas, com bancos, iluminação, quiosques e área de lazer. A população de Quatis, que era desprovida de opções de lazer, já ganhou uma melhor qualidade de sua água e poderá ter em breve novas opções de lazer.



Criação de Centro de Triagem e 5ª Caminhada Ecológica de Ribeirão de São Joaquim também são destaques do município


Quatis foi a única cidade do estado do Rio de Janeiro que conseguiu este recurso com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). O repasse, que foi de R$ 765 mil, será para a implementação do centro de triagem, para a construção de um galpão e a compra de um caminhão e equipamentos. Segundo a secretária de meio ambiente do município, Edna Andrade de Azevedo, “já foi iniciado o processo de segregação dos resíduos recicláveis para a criação de uma cooperativa que gerará trabalho e renda para os moradores da cidade e também darão destinação adequada para os lixos recicláveis, através da coleta seletiva”. Hoje em dia o lixo não é mais visto como lixo, e sim visto como matéria prima. A ideia é manter o resíduo em Quatis para a geração de trabalho e renda, já que antes era levado para Bulhões.
No próximo dia 27, será realizada a 5ª Caminhada Ecológica de Ribeirão de São Joaquim, uma oportunidade para a população se aproximar da natureza e desfrutar das belezas naturais da localidade.


"

Comentários