Image
09 maio, 2018
Comentários

Quatis inicia manutenção permanente de árvores no Centro

  Uma ação conjunta entre duas secretarias municipais da Prefeitura de Quatis deu início, nesta semana, a mais uma etapa do serviço de manutenção permanente da arborização urbana. O trabalho de poda das árvores foi precedido de uma avaliação realizada por técnicos ambientais do Município.
Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, a operação vem sendo feita em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. A previsão é de que a atual etapa da manutenção se estenda até o final deste mês. A manutenção da arborização urbana é respaldada pelo Código Ambiental do Município, cuja revisão do texto ocorreu em 2016, durante o primeiro mandato do prefeito Bruno de Souza – MDB (2013-2016).
  O serviço de manutenção começou pela Praça Getúlio Vargas, onde se localiza a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, e a Rua Francisco Balbi, a via na qual está situado o Hospital São Lucas, ambas no Centro de Quatis. Segundo a ade Meio Ambiente do Município, bióloga Édna Azevedo, deverão ser realizadas podas em pelo menos 60 árvores da área central da cidade, durante esta trabalho dos trabalhos.
Além da Praça Getúlio Vargas e da Rua Francisco Balbi, a programação prevê para os próximos dias os serviços na Praça Teixeira Brandão; na Praça dos Expedicionários; na praça da capela Santo Antônio, às margens da Avenida Avelino Batista Soares; e na Praça Djair Machado Gomes, no bairro Jardim Pollastri. O planejamento da prefeitura é realizar o mesmo trabalho nas comunidades situadas acima da linha férrea, a partir dos próximos dias.
- A poda melhora a copa das árvores, evita a queda de galhos, deixa as árvores mais frondosas, ajuda a manter o embelezamento da cidade, melhora o clima, garante o acesso às calçadas aos moradores e as condições de acessibilidade aos cidadãos com deficiência e evita que elas alcancem a fiação do sistema de iluminação pública, ajudando dessa maneira a diminuir os riscos de acidentes causados por este tipo de contato – disse Édna Azevedo.
De acordo ainda com a secretária municipal de Meio Ambiente, a convocação de funcionários aprovados no concurso público de 2015 para a Prefeitura de Quatis, cuja validade foi prorrogada até janeiro de 2020, “possibilitou a intensificação deste serviço estabelecido pela legislação ambiental”. Foram admitidos recentemente três técnicos ambientais, um engenheiro florestal e um biólogo, sendo que, nas próximas semanas, a pasta receberá mais dois técnicos.
Já o secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, César Salazar, que acompanhou pessoalmente a realização dos trabalhos na tarde desta terça-feira, 08 de maio, informou que a manutenção permanente das árvores mobiliza dez servidores municipais, entre funcionários da pasta da qual ele é titular, e da Secretaria de Meio Ambiente. Os servidores trabalham com o auxílio de dois caminhões, um deles, o caminhão cesto, usado também na manutenção do sistema de iluminação pública. A princípio, o serviço de poda acontecerá às segundas e terças-feiras, segundo Salazar.

Comentários