15 março, 2017
Comentários

Quatro mil quilos de hipoclorito são adquiridos para cloração da água em Itatiaia

Em breve, o município contará com os cloradores eletrônicos que serão instalados, a custo zero, para ajudar no trabalho de cloração

 A Prefeitura de Itatiaia, por meio da secretaria de Meio Ambiente, informa que realizou a compra de mais 4.295 quilos de Hipoclorito para tratamento da água distribuída à população. Essa iniciativa visa reforçar o trabalho de cloração e melhoria da qualidade da água à população.

Em breve, o município contará com os cloradores eletrônicos que serão instalados, a custo zero, para ajudar no trabalho de cloração. A implantação do sistema eletrônico evitará o desperdício de cloro e melhorará o serviço ofertado.

- O cloro comprado é utilizado no tratamento da água em todas as redes de captações do município. A cloração é realizada toda semana, e, mensalmente, são utilizados 1.500 quilos de cloro. Essa quantidade recém adquirida, somada ao estoque que temos será utilizada nesse primeiro semestre, porém já estamos programando uma nova compra – declara o secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio.

A cloração é uma exigência do Ministério da Saúde, através da portaria 2914\2011, que normatiza o padrão mínimo da qualidade da água que é servida à população. Em Itatiaia ela acontece quatro vezes na semana e a coleta das amostras para análise e controle é feita semanalmente por profissionais da Secretaria.

- Em relação aos cloradores, eles serão fundamentais para agilizar o trabalho e evitar qualquer forma de desperdício, uma vez que atualmente todo o serviço é feito de forma manual - explica o secretário.

No laboratório, a qualidade da água é analisada levando em consideração a turbidez, o PH, a colimetria e a existência ou não de bactérias. A avaliação permite ao município o monitoramento da qualidade da água que chega à casa dos moradores.

- Estamos sempre atentos a qualidade da água, por isso fazemos um trabalho de prevenção que nos ajuda no controle da qualidade da água distribuída em toda a cidade, porém o morador que desejar também pode nos ajudar com sugestões e reclamações , para isso basta fazer contato com a Secretaria de Meio Ambiente, finalizou o secretário.

A Secretaria fica na Sede da Prefeitura (Praça Mariana Rocha Leão,20, Centro). O telefone de contato é (24) 3352 6740.

Comentários