14 dezembro, 2011
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Rafisa

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Destaque de nossa coluna automotiva deste mês é a Rafisa Auto Serviços e Peças

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O destaque de nossa coluna automotiva deste mês, a última de 2011, é a Rafisa Auto Serviços e Peças, situado em lugar privilegiado de Barra Mansa, bem ao Centro, na subida da UBM em direção a Via Dutra.

Há 15 anos prestando serviços de excelência na cidade, o proprietário, Ivo de Barros Junior, lembra que assumiu a direção da empresa há quatro anos. A Rafisa é especializada em vários segmentos da mecânica automotiva, com destaque em alguns serviços diferenciados, tais como: especialização em carros importados, pick-ups, em especial o veículo 4x4. Conta também com serviços de revisão programada (própria para veículos que saíram de suas garantias de fábrica). A empresa também recebe muitos serviços de regulagem eletrônica.

Hoje em dia, muitas pessoas reclamam de manutenção em carros importados, pois sempre faltam peças e mão de obra qualificada e especializada. Pensando nisso, a Rafisa montou uma equipe especializada em carros importados e conta com uma rede de fornecedores de peças, a fim de não deixar seus clientes em maus lençóis.

Entrevistamos o proprietário da Rafisa Auto Serviços e Peças, Ivo de Barros Junior, que nos esclareceu a respeito do que os clientes esperam de uma empresa reparadora de veículos automotivos.

Por Aqui: Por que a Rafisa teve a visão de se especializar em carros importados, pick-ups e 4x4?

Ivo: O mercado, principalmente o de nossa região, carece desse tipo de atendimento. Qualquer proprietário de veículo importado, necessitando de reparo, só tem para se socorrer, empresas localizadas no Rio de Janeiro ou São Paulo. Isso o traz muitos inconvenientes, a ponto dessas pessoas se hospedarem em hotel ou viajarem de madrugada para estar na primeira hora nessas empresas e pegar seu carro no mesmo dia. Alguns se submetem mesmo a fazer tour involuntário pela cidade, para preencher seu tempo até o fim do dia.

Quanto a pick-ups, temos muitos usuários dessa modalidade de veículo, até mesmo pela característica de nossa região, que tem muitas propriedades rurais para lazer e/ou negócios. Esses veículos, que são muitos exigidos no seu dia a dia, também carecem de uma empresa voltada para atendê-los.

Esses dois serviços são pouco explorados pelas empresas de reparação automotiva da região, o que fez nós nos dedicarmos a eles.

Por Aqui: Quais são as maiores dificuldades que um proprietário de carro importado tem para fazer a manutenção em seu carro?

Ivo: Primeiramente, são os motivos elencados anteriormente, somados as dificuldades em encontrar peças de qualidade. Existem diversos pretensos fornecedores, que oferecem produtos de qualidade duvidosa.

Tem cliente, que por opção busca preço vantajoso, mas esquece que ao fornecer as peças necessárias para reparar seu veículo, ele está trazendo para si responsabilidade que cabe exclusivamente ao reparador (oficina). Explico melhor. Imaginando que seu veículo necessite de um reparo no motor e, para reduzir o custo desse reparo, o cliente solicita a relação das peças necessárias para comprá-las. Acontece que havendo qualquer anomalia, dentro do período de garantia, o reparador irá apurá-la e comprovando que o elemento causador foi a peça empregada, este efetuará o reparo e cobrará pelos novos serviços, além do cliente arcar com o custo para a aquisição de novas peças.

Tem certas coisas que é bom refletir para não dividir responsabilidades. Pense nisso!

Por Aqui: Além de manutenção em carros importados, Pick-ups e em tração 4 X 4, quais os serviços mais comuns que aparecem na Rafisa?

Ivo: Por incrível que pareça, aparecem muitos serviços a concluir de outras reparadoras (oficinas).

Hoje os veículos novos estão vindo com muitas tecnologias novas e muitas vezes os reparadores que não investiram em tecnologia em suas empresas se encontram diante de um verdadeiro vespeiro, ou seja, não conseguem solucionar casos que exigem aplicação de conhecimentos técnicos e ferramentas digitais (aparelhos, software, consultoria técnica, etc.).

Diante de vários casos que vivemos diariamente, em que alguns clientes se mostram atônitos com fatos ocorridos em seus veículos, aconselhamos que, ao confiar seu patrimônio a uma empresa, estes deverão averiguar se ela tem capacidade de dar o atendimento técnico necessário e, principalmente, se ela é legalizada. Pois somente assim, poderá dar a garantia de seus serviços e atender ao código de defesa do consumidor.

 

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