Rede municipal de ensino de BM entra em recesso escolar
Os alunos das 72 escolas da rede municipal de ensino de Barra Mansa entram em recesso escolar por duas semanas, a partir desta quarta-feira, dia 18. Os 18.446 mil alunos das Creches, Educação Infantil e do Ensino Fundamental retomam as atividades no dia 30 deste mês.
Para compensar os dias de suspensão das aulas em decorrência da greve dos caminhoneiros e dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo e cumprir os 200 dias letivos, determinados pela Lei nº 9.394/1966 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - a Secretaria de Educação já elaborou o calendário de reposição. Parte das aulas aconteceu nos dias 14, 16 e 17 de julho e prossegue no dia 11 de agosto. No dia 03 de outubro, o desfile cívico escolar em comemoração ao aniversário da cidade também será contabilizado como dia letivo.
De acordo com o secretário de Educação, Vantoil de Souza, no próximo dia 27, as unidades escolares estarão abertas para receber gêneros alimentícios. “Além de receber a merenda escolar, as escolas realizarão uma capacitação direcionada às merendeiras. Dia 31, será a vez de reunir os diretores no Sest/Senat para detalhar, de maneira mais profunda, as atividades do 2º semestre”, informou Vantoil.
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL – Com relação à implantação da Educação em Tempo Integral em algumas unidades escolares, o secretário afirmou que os resultados obtidos nos primeiros meses foram satisfatórios. “Conseguimos transpor um grande obstáculo que era a aceitação dos pais e dos próprios alunos à ampliação da carga horária nessas escolas. Eles começaram a perceber a importância de adquirir novos conhecimentos e habilidades, como o xadrez, os idiomas e o empreendedorismo, atividades propostas pela matriz curricular do Ensino Fundamental”, destacou o secretário.
A diretora Cida Xavier, do Colégio Municipal Padre Anchieta, situado na Vista Alegre, reafirmou os dados da Educação em Tempo Integral. “Os alunos, pais e até mesmo os professores estão tendo melhor entendimento da proposta e aproveitando as oportunidades proporcionadas por esse sistema. Nas reuniões de avaliação, que ocorrem mensalmente, fica evidente o aproveitamento do aluno. Também temos que reconhecer que o número de jovens que ficavam nas ruas expostos a situação de risco diminuiu”, disse a diretora.
Cida Xavier acrescentou: “Acredito que a Escola em Tempo Integral é um dos mecanismos para que os gestores possam promover uma educação transformadora e, simultaneamente multiplicadora. Desta maneira, as informações e conhecimentos repassados aos alunos chegarão às famílias oportunizando o resgate na integração entre jovens, pais e escola”, concluiu.
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