23 julho, 2018
Comentários

Renan Ferreirinha, fundador do Movimento Acredito, lança sua pré-candidatura

Jovem liderança concorrerá a deputado estadual pelo PSB, com liberdade de agenda caso ocorra divergências

Deixar o país pode ser o sonho de muitos jovens, mas não o de Renan Ferreirinha. Filho e sobrinho de professores da rede pública, o rapaz de apenas 24 anos decidiu investir no país, mais especificamente na educação do Brasil.

Assim como muitos de seus colegas, Ferreirinha poderia ter optado por ficar nos Estados Unidos, aonde cursou a faculdade até o ano passado. No entanto, sentiu que este é o momento certo para a transformação, para a renovação política tão necessária em seu Estado natal, o Rio de Janeiro.

Por isso, lança, na quinta-feira, dia 26/7, em São Gonçalo, sua pré-candidatura a deputado estadual. Entra para representar um projeto, o do Movimento Acredito, que é formado por pessoas que acreditam e trabalham por um Brasil mais justo, desenvolvido, eficiente e ético.

Ferreirinha terá a educação como principal bandeira de sua campanha, assunto por qual é apaixonado, que está no seu DNA e é a sua causa de vida. Defende o acesso à escola pública integral para todas as crianças e jovens do Estado e uma ampliação em massa do ensino técnico no ensino médio na rede pública estadual.



TRAJETÓRIA

Nascido em uma região suburbana do Rio, em São Gonçalo, estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro, uma escola pública de qualidade. Passava mais de três horas por dia no trajeto São Gonçalo - Rio para ir e volta da escola. Por sete anos, atravessou a ponte Rio-Niterói basicamente todos os dias de semana. mas foi até o fim por querer uma educação de qualidade.

Tem total convicção que o ensino que teve no Colégio Militar foi fundamental para conseguir ingressar em algumas das melhores faculdades do mundo: passou em 9 universidades americanas, incluindo Harvard, Yale, Princeton, Columbia e Brown. Optou em ir Harvard, aonde se formou no ano passado em Economia e Ciências Políticas.

Sempre fez trabalhos sociais em lugares carentes, mas foi quando estava no começo do ensino médio que passou a se engajar mais seriamente. Em 2010, passou a ser voluntário do grupo SOMAR e, dois anos depois, fundou o curso de inglês comunitário 'SOMAR Inglês' no Complexo do Lins, um conjunto de favelas no Rio.

Em 2013, seis meses antes de começar Harvard, cofundou com dois amigos o site 'O Formigueiro', a primeira plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo) totalmente voltada à educação no Brasil. Em dois de atuação, arrecadaram mais de 100 mil reais financiando 65 projetos ao redor do Brasil.

Em 2014, co-escreveu o Manifesto Mapa do Buraco, um manifesto suprapartidário que identificou os principais gargalos e buracos da educação brasileira e apontou possíveis saídas para eles baseados em casos de sucesso no país, como Sobral no Ceará e Foz do Iguaçu no Paraná. Em seguida, co-fundou o Mapa Educação, um movimento com membros em todos os estados do país que luta diariamente para que todas brasileiras e todos brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade.

Ferreirinha é também co-fundador e uma das principais lideranças do Movimento Acredito.



PROPOSTAS

Caso seja eleito, aponta dois projetos principais na área de educação. O primeiro é de instituir escolas em tempo integral para todos os alunos do ensino médio. O segundo é elevar a quantidade de escolas técnicas no Estado. Acredita que com isso, os jovens terão muito mais oportunidades e, por consequências, os índices de criminalidade do Estado serão reduzidos. Além disso, em mobilidade, pretende resgatar e avançar com o projeto de criação de uma linha de barcas conectando diretamente o bairro do Gradim em São Gonçalo à Ilha do Governador na cidade do Rio. Acredito que esse projeto beneficiaria toda região metropolitana do Rio, inclusive Niterói que teria seu centro e vias desafogados e a baixada fluminense que teria uma opção de acesso mais rápida à zona leste (Niterói e São Gonçalo).



REPRESENTATIVIDADE

Ferreirinha é filiado ao PSB. Escolheu o partido após fazer um filtro ético, ideológico e pragmático. Além disso, o partido aceitou acolher uma candidatura que representa o Movimento Acredito. O pré-candidato explica que quer construir um projeto de país junto com o partido, mas que tem o compromisso de independência caso ocorra alguma divergência entre o partido e o movimento.

Comentários