17 dezembro, 2018
Comentários

RenovaBR lança manual digital que auxilia o mandato de parlamentares

Disponível gratuitamente para download, e-book traz informações fundamentais para o início de gestão do congressista e recomenda práticas inovadoras como ferramentas de fiscalização, processos seletivos para montagem das equipes e gabinete enxuto



Após ajudar a eleger 17 lideranças de sete diferentes partidos para o Congresso Nacional e Assembleias estaduais, o RenovaBR e o CLP (Centro de Liderança Pública) lançam o “Guia Prático de Como Liderar seu Mandato”. Voltado para deputados federais e senadores recém-eleitos, a publicação, disponível gratuitamente para download, tem como objetivo auxiliar o início de mandado dos parlamentares, com dicas e exemplos de cases que foram implementados com sucesso no Congresso Nacional.



O guia traz informações sobre tópicos que todo congressista deveria conhecer antes de iniciar seu mandato, como o processo de transição, que consiste na formação de uma equipe; o plano estratégico que contemple período do mandato; e o fluxo da atuação legislativa. Mais do que isso, a publicação traz cases de sucesso de parlamentares experientes e recomenda práticas inovadoras que passam por ferramentas de fiscalização, processos seletivos para montagem das equipes e gabinete enxuto.



“O guia dá suporte aos parlamentares na elaboração dos seus mandatos. Queremos fazer com que os eleitos, quando chegarem nas suas respectivas funções, possam produzir o maior volume de impacto possível e, dessa forma, honrarem seus votos”, afirma Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR.



Com uma eleição marcada pela taxa recorde de renovação política – 52,54% na Câmara e 85,19% no Senado, de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) –, o RenovaBR crê que a disseminação deste conteúdo possa fazer com que novos parlamentares consigam atingir os objetivos do seu mandato e, assim, promovam uma liderança eficaz na concretização das pautas e propostas defendidas na sua gestão.



O Guia Prático para Liderar seu Mandato foi idealizado durante o curso “Gestão Estratégica para Mandatos Legislativos”, que capacitou um grupo de 56 deputados federais e estaduais e senadores de primeiro mandato em bancos da sala de aula antes de eles assumirem suas cadeiras no Legislativo em 2019. A primeira etapa do módulo aconteceu entre os dias 4 e 6 de dezembro, em São Paulo. No fim de janeiro, os alunos terão também aulas em Brasília, somando ao todo 40 horas de atividades. A grade do curso prevê palestras sobre o funcionamento da Câmara, o regimento interno e o cotidiano do Congresso.



O Guia Prático para Liderar seu Mandato está disponível no endereço: www.renovabr.org



Sobre o RenovaBR



Fundado em outubro de 2017 por Eduardo Mufarej, o RenovaBR formou 133 lideranças de janeiro a junho. Entre elas, 120 se lançaram ao pleito por 22 partidos diferentes, sendo que dez foram eleitas ao Congresso Nacional e sete às Assembleias Legislativas.

Ao todo, integrantes do RenovaBR que disputaram e eleição em 2018 receberam mais de 4,5 milhões de votos. Com o objetivo de fornecer ferramentas de planejamento e estratégias de ação para uma atuação eficiente, o RenovaBR convidou todos os parlamentares eleitos pela primeira vez ao Congresso Nacional para o curso Gestão Estratégica para Mandatos Legislativos, cujo currículo contemplou o funcionamento da Câmara, o regimento interno e o cotidiano da Casa.

Comentários