Representantes da prefeitura de VR fazem visita técnica ao Centro Integrado de Comando e Controle do Estado
Uma equipe da prefeitura de Volta Redonda, composta por representantes da Guarda Municipal e EPD VR (Empresa de Processamento de Dados), participou de uma visita técnica ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Estado do Rio de Janeiro, na última semana. O objetivo da visita foi conhecer esse centro de segurança pública, criado em 2013, com a função de controlar e monitorar grandes eventos, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo, as Olimpíadas e o Rock in Rio, que são referências mundiais.
Atualmente, a central administra o 190 de toda a região metropolitana do Rio de Janeiro, além de investir em tecnologias inovadoras, aumentando a segurança pública do Estado.
O prefeito Samuca Silva lembrou que Volta Redonda foi selecionada pelo programa Pró-cidades, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para ser contemplada com o financiamento de mais de R$ 40 milhões para torná-la uma cidade inteligente (smartcity). “Com esse financiamento, esperamos fazer de Volta Redonda uma cidade ainda melhor para se viver, com mais segurança, mais iluminada e com sistemas integrados na saúde e educação”, disse Samuca.
Além da troca de toda iluminação pública, estão previstas a ampliação do projeto Cerca Inteligente (Câmeras de OCR) em mais pontos da cidade e a instalação de câmeras com reconhecimento facial, projetos que visam aumentar a segurança pública no município.
De acordo com o diretor-presidente da EPD-VR, Matheus Moreira Cruz, a visita propiciou à equipe conferir o que há de mais moderno na área. “Durante nossa visita pudemos acompanhar a utilidade da tecnologia de reconhecimento facial utilizada pelo CIC, quando um fugitivo da justiça foi reconhecido pelo sistema e a polícia pôde abordá-lo”, contou.
A prefeitura de Volta Redonda tem promovido diversas visitas como essa, com o intuito de apresentar às equipes da administração novos e diferentes sistemas integrados de educação, saúde e soluções de gestão à distância.
Comentários