Image
21 dezembro, 2018
Comentários

Resende começa a receber lâmpadas de Led

A Prefeitura começou a colocar em prática nesta quinta-feira, dia 20, o maior projeto de iluminação pública da região: a substituição de todo o sistema de iluminação da área urbana de Resende, que passará a contar com lâmpadas de LED. A mudança, que atingirá aproximadamente 14 mil pontos de luz, vai gerar inúmeros benefícios ao município. Entre eles, a economia de cerca de 40% para os cofres públicos, com manutenção do sistema e outros serviços, além de mais segurança à população e redução do impacto ao meio ambiente.


O início das trocas começou pelo bairro Campos Elíseos, que recebe diariamente um grande fluxo de pessoas, principalmente nesta época do ano em que o comércio funciona em horário estendido para facilitar as compras de Natal. A previsão é que o serviço no bairro seja concluído até o fim da próxima semana. As novas lâmpadas, que vão substituir as tradicionais, são mais brancas e tem maior poder de iluminação, o que melhora, consideravelmente, a visibilidade das ruas, garantindo um ambiente mais seguro, principalmente para os pedestres.


Outro importante benefício do projeto, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, que está coordenando os trabalhos realizados por uma empresa especializada, é que as lâmpadas de LED, além de serem mais eficientes que as tradicionais, de cor amarela, também têm uma vida útil bem maior, conforme explica o secretário Victor Sampaio.


- Só para ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que as lâmpadas tradicionais, incandescentes, duram em torno de mil horas. Já as novas, fluorescentes, chegam a durar até 10 mil horas. Na prática, isso significa que vamos gastar muito menos com a substituição de pontos de luz a partir de agora. E isso é bom para a Prefeitura, mas também é muito bom para a população, que vai ganhar um sistema mais eficiente. Outra boa notícia é que, com a economia que vamos fazer, poderemos expandir o serviço para locais que ainda não contam com iluminação pública – disse o secretário, lembrando que alguns pontos da cidade, que estavam com a iluminação muito precária, tiveram sua troca antecipada para garantir a segurança dos pedestres, como o viaduto de entrada da cidade, no bairro Paraíso.


O prefeito Diogo Balieiro Diniz lembra que o projeto, que é o maior em execução na região atualmente, faz parte de uma série de medidas que vêm sendo tomadas pela Prefeitura e que visam garantir mais segurança à população. “Além deste projeto, que vai tornar nosso sistema de iluminação muito mais eficiente, trazendo mais segurança para as pessoas nas ruas, firmamos uma parceria com a Polícia Militar que está nos ajudando a fazer o monitoramento da cidade através de câmeras espalhadas por pontos estratégicos do município e, além disso, também nos reunimos, recentemente, com representantes da Secretaria de Estado de Segurança, quando recebemos a notícia de que a cidade será contemplada com a chegada de novos veículos para a Polícia Militar. Este é, portanto, um esforço conjunto para trazermos mais qualidade de vida e segurança à nossa população” – disse o prefeito.


Benefícios ao meio ambiente


Enquanto as lâmpadas fluorescentes são extremamente nocivas ao meio ambiente e à saúde das pessoas se não forem descartadas de maneira correta, as lâmpadas de LED não agridem o meio ambiente e muitos de seus componentes podem, inclusive, serem reciclados. Outro importante benefício deste tipo de lâmpada é que ela não apresenta em sua composição o mercúrio, material altamente tóxico, com grande potencial de contaminação do meio ambiente, e que é encontrado nas lâmpadas tradicionais.

Comentários