03 maio, 2017
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Resende discute valorização do professor na AEDB

Os cidadãos resendenses interessados em contribuir para o desenvolvimento do sistema educacional do município, aprimorando o Plano Municipal da Educação, terão mais uma oportunidade de manifestar sua opinião neste sábado, dia 6. O Plano, já aprovado pela Câmara, define novas diretrizes e as metas que o setor deve alcançar até 2025.


De acordo com a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, a assembleia deste sábado faz parte de uma série de encontros que a Prefeitura e o Conselho Municipal de Educação (CEDUR) desenvolvem no município, visando aperfeiçoar e adequar o Plano Municipal ao Plano Nacional da Educação (Lei 13.005/2014).

- Este será o último encontro a ser realizado antes do Fórum Municipal de Educação que promoveremos em junho. Nele abordaremos questões importantes não só para o desenvolvimento da educação no município, como também para os profissionais que atuam no setor, já que trataremos de temas relevantes como Plano de Carreira, valorização do professor, formação dos profissionais da educação básica em nível superior, gestão democrática e financiamento da educação – explicou Rosa Frech.

O Plano Municipal da Educação, segundo a secretária, tem caráter territorial e define as diretrizes e metas que o sistema educacional de Resende, incluindo as escolas municipais, estaduais e particulares, devem perseguir e alcançar nos próximos oito anos. Entre essas metas estão a ampliação do número de vagas na educação infantil, o acesso e a permanência dos alunos do Ensino Fundamental, o aumento do número de escolas com educação integral, além da erradicação do analfabetismo, fortalecimento da educação básica, valorização dos profissionais e gestão democrática dos recursos públicos.

Temas já debatidos – A assembleias de monitoramento do Plano Municipal da Educação começaram na segunda quinzena de março. Nos três encontros anteriores foram debatidos diversos temas. Entre eles estão: Educação Infantil, IDEB, Educação Especial, EJA Integrada à Educação Profissional, Educação em Tempo Integral, Educação do Campo, Escolaridade Média da População, Tecnologia e Educação, Educação Ambiental, Educação Profissional, Educação à Distância, e Qualidade da Educação Superior, Pós-Graduação Strictu Sensu, Formação Continuada e Pós-Graduação de Professores.

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