15 fevereiro, 2017
Comentários

Resende: Fundação apresenta o Sistema Municipal de Cultura

Reunião realizada no Espaço Z e contou com a participação dos colaboradores

Assegurar a continuidade das políticas públicas de cultura e viabilizar estruturas organizacionais, além de recursos financeiros e humanos. Foi com essa importância estratégica que a presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis, promoveu uma reunião interna de apresentação do Sistema municipal de Cultura para funcionários da casa da cultura e representantes de outras secretarias, como da Educação e do Turismo, na tarde desta terça-feira, dia 14, no Espaço Z.

Ao aderirem ao Sistema Nacional da Cultura (SNC), os municípios podem trabalhar dentro de parâmetros alinhados ao plano estadual e nacional de cultura, tendo o sistema sua própria coerência de funcionamento. “O SNC promove o desenvolvimento econômico através da cultura. Hoje, apresentamos o Sistema Municipal de Cultura, com projetos e ações que visem favorecer a população. Então é necessária uma nova compreensão do conceito de cultura, considerando suas dimensões simbólica, cidadã e econômica”, ressaltou Assis.

A Coordenadora de Políticas Culturais, Mônica Izidoro, destaca, ainda, a importância da participação de toda a sociedade no processo de institucionalização da cultura: “O Sistema Nacional de Cultura é um processo de articulação, gestão, comunicação e de promoção conjunta de políticas públicas de cultura democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da federação e sociedade civil, visando promover o desenvolvimento social com pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultural”, diz Mônica Izidoro.

Depois de apresentar à União o interesse de participar do sistema, tanto o estado como município, têm uma série de providências a tomar: se comprometerem em estabelecer uma estrutura constituída de um órgão gestor e um conselho de política cultural, paritário, consultivo e deliberativo. Também é obrigatório promover periodicamente conferências, criar fundo municipal e construir um plano municipal de cultura, que deve ser aprovado em forma de projeto de Lei.

Comentários