18 setembro, 2015
Comentários

Resende Saudável reúne diversos serviços no Parque das Águas neste domingo

A Prefeitura, por meio da Superintendência de Eventos e Integração, realiza neste domingo, dia 20 de setembro, das 9 às 12 horas, mais uma edição do Programa Resende Saudável, que acontece na Avenida Rita Ferreira da Rocha, em frente ao Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco.
Durante o evento, será inaugurada a Pista de Skate construída dentro do Parque das Águas, numa área de 400 metros quadrados. Para garantir as manobras, o espaço foi feito no formato “bowls”, em forma de piscina, com obstáculos urbanos como bancos e corrimãos. A entrega será às 10h30 e, logo após a inauguração, skatistas de toda a região participam de um campeonato da modalidade, que segue até as 17 horas.
Mas a partir das 9 horas, qualquer pessoa que passar pelo local já poderá usufruir dos serviços oferecidos. Um dos atendimentos mais procurados é a emissão de carteira de identidade, que será feita pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro), em parceria com o Balcão de Direitos, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Para fazer o documento é necessário levar uma foto 3x4 colorida e recente, e original e cópia da Certidão de Nascimento ou de casamento.
O Balcão de Direitos Itinerantes também oferece Certidão de Óbito; isenção de taxa de casamento para pessoas com renda de até dois salários-mínimos; assistência jurídica; recebimento e encaminhamento de currículos; informações sobre os serviços oferecidos pela secretaria e sobre os programas sociais desenvolvidos pelos governos estadual e federal, facilitando o acesso a programas como o Vale Social para pessoas com deficiência e pessoas com doenças crônicas.
O público contará ainda com o trabalho da equipe do Programa de Educação em Saúde, que fará pesagem, medida, cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) e dará orientação de cardápio para aqueles que querem aprender a se alimentar corretamente. Além disso, o programa montará uma tenda com o laboratório da dengue, onde o público poderá ver amostras de larvas do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, e receber informações sobre a doença e as formas de prevenção.
A Secretaria de Saúde irá participar também fazendo aferição de pressão arterial e com o Programa de Saúde Bucal, que distribuirá kits odontológicos, além de dar orientação sobre escovação para as crianças presentes.
Haverá ainda distribuição de mudas pela AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende); prevenção ao uso de drogas com a Superintendência de Ordem Pública; exposição de inclusão produtiva pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social); feirinha de agricultura familiar e artesanato com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio); feira de artesanato dos alunos do Programa Gente Eficiente; slackline; apresentação do Coral da Terceira Idade da Orquestra de Violas; massagem, pintura facial, cama elástica e brinquedos infláveis para entreter a criançada, entre muitas outras atrações.
Segundo o superintendente da pasta, Arnaldo José de Lima, o programa tem como objetivo reunir em um só lugar diversos órgãos municipais e estaduais no intuito de oferecer vários serviços para facilitar a vida da população.
- Desde o início do Governo Rechuan o Resende Saudável vem ofertando serviços gratuitos, atividades recreativas e culturais, além de apresentações musicais à população. É uma oportunidade para aproximar a população dos inúmeros setores e programas da Prefeitura e facilitar o acesso às ações realizadas por estes órgãos. E em todas as edições, nós procuramos também oferecer serviços que envolvem órgãos estaduais, que têm sido nossos parceiros - explicou Arnaldo.

Comentários