19 novembro, 2015
Comentários

Resende sedia Conferência Regional de Cultura

Reunião irá eleger um representante das 12 cidades para Conselho Estadual

Resende irá sediar, nesta próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, a Conferência Médio Paraíba de Cultura, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com o intuito de eleger os representantes da Sociedade Civil no Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC). A conferência irá reunir representantes das cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, além de Resende.
Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Ângelo Tramezzino, a SEC irá promover, a partir do próximo domingo, dia 22, dez conferências regionais iniciando pela Região Serrana e encerrando-se no Rio de Janeiro, com a Conferência da Capital, no dia 5 de dezembro.
A programação da Conferência desta segunda começa às 16 horas com o credenciamento dos participantes e segue até as 20 horas. A plenária de abertura está agendada para 18h, com previsão de duração de três horas. O evento acontece no Espaço Z, que fica na Avenida Gustavo Jardim (ao lado da Rodoviária Velha), no Centro.
O Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) integra o Sistema Estadual de Cultura, instituído pela Lei 7.035/2015, que é “destinado a promover condições para a melhor formulação e gestão da política pública de cultura no estado do Rio de Janeiro, pactuado com a União Federal, os municípios e sociedade civil, objetivando o exercício pleno dos direitos culturais e a promoção do desenvolvimento humano”, de acordo com o artigo 1º da lei.
O Conselho é composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, indicados pela Secretaria de Estado de Cultura, e ainda por mais 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, representantes da Sociedade Civil. Desses, 10 membros serão eleitos nas conferências regionais, sendo um de cada região e os outros seis serão eleitos através de votação online, no portal da Secretaria de Estado de Cultura entre representantes dos segmentos artísticos (literatura, audiovisual, artes cênicas, artes visuais, música e cultura popular).
Os interessados em disputar a vaga regional por Resende, que devem ter idade mínima de 18 anos, podem efetivar sua candidatura até duas horas após a abertura do evento, quando será encerrado o credenciamento. Para isso, deve apresentar documento oficial com foto e os comprovantes de atuação da área cultural.
- É muito importante a participação do interior no Conselho, para termos políticas eficazes voltadas para essas regiões, - destacou Ângelo Tramezzino, explicando que o edital completo, com todas as informações, está disponível no endereço eletrônico: http://www.cultura.rj.gov.br/editais/editais.php.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL – Nos últimos dias 13 e 14 de novembro, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda realizou a V Conferência Municipal de Cultural, que reuniu cerca de 105 pessoas no Espaço Z para discutir as diretrizes e metas que fazem parte do documento base do Plano Municipal de Cultura, definindo 98 propostas de plano de ação para os próximos anos.
- Entre as propostas aprovadas, destacamos a solicitação de um prazo para a implantação do Sistema Municipal de Cultura; a realização de reuniões setoriais para a discussão específica de cada segmento cultural, visando a finalização do Plano Municipal de Cultura; adequação física e regularização da situação do Cine Vitória; ampliação de incentivos financeiros; e a aquisição de espaço próprio para o MAM (Museu de Arte Moderna), o MIS (Museu da Imagem e do Som) e para a Biblioteca Municipal - destacou o presidente da Fundação, Ângelo Tramezzino.
A conferência também elegeu os representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal de Cultura no triênio 2016/2019. Tramezzino explicou que como quatro das vagas do conselho não foram preenchidas, a Fundação realizará reuniões setoriais para o suprimento das mesmas.

Confira os 10 conselheiros eleitos:

Artes Cênicas: Luiz Fernando de Souza Carvalho (titular)
Cultura Popular: Paulino Barbosa de Oliveira (titular)
                            Carlos Henrique Maduro da Silva (suplente)
Artes Plásticas e Artes Visuais: Magda Arbex Simão (titular)
                                                      Daniel A. Almeida (suplente)
Dança: Melissa Assumpção Vieira (titular)
            Maria Christina C. Nogueira da Silva (suplente)
Música: José Israel Moura de Paula (titular)
              Marcus Vinícius Teodoro Silva (suplente)
Audiovisual e Novas Tecnologias: (titular)
Artes Literárias: Júlio Cesar Fidelis Soares (titular)
                           

Comentários