Image
29 abril, 2019
Comentários

Resende segue com campanha de imunização contra gripe influenza

Com o objetivo de prevenir os casos de gripe, mais comuns no período de baixa temperatura, a Prefeitura de Resende iniciou no dia 10 de abril a campanha de vacinação contra o vírus Influenza. A aplicação das vacinas, que estarão disponíveis em todos os Postos de Saúde, será voltada para grupos prioritários compostos por gestantes, idosos, professores, população carcerária e funcionários do sistema, profissionais da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade entre seis meses e seis anos incompletos.



A vacinação das pessoas na faixa etária de cinco a 60 anos, que não estiverem incluídas nos grupos prioritários, somente será feita mediante indicação médica, atestando que o paciente pertence a alguma categoria de risco clínico. Fazem parte dessas categorias pessoas com doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica e doença neurológica crônica, além de pacientes com diabetes, imunossupressão, obesidade, transplantados e portadores de trissomias (anomalia cromossômica). A vacinação desses grupos começou nesta segunda-feira, dia 29 de abril, e poderá ser feita até 31 de maio.



De acordo com o Centro Municipal de Imunização, o objetivo da campanha, que segue até o dia fim de maio, é reduzir as complicações, internações e possíveis mortalidades decorrentes de infecções pelo vírus Influenza, cujas ocorrências variam de leve a grave, podendo até ser fatal. A hospitalização e a morte, segundo os especialistas, atingem principalmente as pessoas que estão nos grupos de alto risco, o que justifica o planejamento e a estratégia adotados pela Secretaria Municipal de Saúde para prevenir a doença.



Outro ponto destacado na campanha é a queda de "mitos" criados falsamento e que acabam desestimulando a procura.


- Existem alguns mitos sobre a vacina que precisam ser esclarecidos. O principal deles é que a vacinação pode provocar a gripe, mas isso não é verídico, já que o vírus utilizado está inativo ou morto. Na verdade, a vacinação é a melhor forma para evitar a doença e não o contrário – explica a enfermeira e coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Maria Regina de Paula.


Ainda segundo a coordenadora, a meta da campanha é alcançar 90% da população pertencente a cada grupo de risco, o que equivale a 34.976 pessoas. Para isso, a vacinação será desenvolvida de 10 de abril a 31 de maio, de segunda a sexta-feira, além de um dia D, que será realizado no sábado, 4 de maio, das 8h às 16h30h.


Serviço


Vacinação contra Influenza

Período: 10/04 a 31/05

Local: Postos de Saúde

Dia: Segunda a sexta

Horário: 8 às 16:30h


10/04 a 31/05 - Gestantes, crianças até 5 anos, puérperas e idosos

15/04 a 26/04 - Profissionais da saúde

04/05 – Dia D - Todos os grupos indicados

29/04 a 10/05 - Crianças a partir de 6 anos até adultos com mais de 60 anos com comorbidades (todos com prescrição médica)

13/05 a 24/05 - Professores e militares

27/05 a 31/05 - Todos os grupos

Comentários