Image
23 setembro, 2021
Comentários

Resende terá atrações e mobilização por valorização à vida nesta sexta, 24

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar na próxima sexta-feira, dia 24, das 18h às 20h, um evento como mobilização pela campanha do “Setembro Amarelo”. Com várias atrações voltadas para os cuidados com a saúde, a ação acontece no Parque das Águas, através das equipes de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e também de uma parceria com o Estádio Resende.

A programação do evento prevê uma lista de atividades gratuitas disponíveis no dia do evento como musicoperapia, auriculoterapia, artesanato, yoga e pilates, com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Entre as ações de saúde, acadêmicos de Enfermagem da Estácio estarão orientando a população que passa pelo local para levar informação, além de oferecer aferição de pressão. Já os alunos do curso de psicologia promoverão uma roda de conversa com o tema: comunicação não violenta. Uma atividade chamada “árvore da vida” permitirá que as pessoas pendurem mensagens positivas nas árvores.

O objetivo da ação, de acordo com a diretora do serviço de Saúde Mental, Alessandra Clume Ferreira, é criar uma grande mobilização em torno da campanha do Setembro Amarelo e gerar uma rede de apoio sobre o tema dentro da sociedade. Além disso, o evento é uma oportunidade de receber, ouvir e direcionar as pessoas que estiverem passando pelo parque.

- A ideia da campanha é que sejam organizados debates sobre a valorização à vida, alertando a população para importância dessa discussão, pois falar de temas que tangem o suicídio ainda é um tabu. Também é importante lembrar de todos os reflexos da pandemia que estão gerando um aumento nas estatísticas do suicídio. Queremos acolher, mostrar que há profissionais que podem ajudar, mas a ajuda também parte de alguém próximo, que pode conduzir a pessoa até o devido cuidado. A informação e a aproximação podem, sem dúvidas, salvar vidas e o serviço de Saúde Mental do município está de prontidão para ajudar a população - destacou a diretora.

Campanha ‘Setembro Amarelo’

O setembro Amarelo é uma campanha brasileira de Prevenção ao Suicídio, iniciada em 2013 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Centro de Valorização da Vida (CVV). O mês foi escolhido por já ter uma data desde 2003, sendo dia 10 de setembro estabelecido como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Comentários