20 maio, 2019
Comentários

Resende terá segunda edição do Dia D de descarte de lixo eletroeletrônico

Quem tem aparelho eletroeletrônico sem uso em casa, e sonha ganhar o espaço que vem sendo ocupado de volta terá uma grande oportunidade para descartar esses equipamentos de forma correta e ainda praticar uma boa ação, ajudando instituições sociais. Isso será possível no próximo dia 2 de junho, domingo, quando Resende sediará a segunda edição do projeto Descarte Solidário de Lixo Eletroeletrônico. Realizado pelo Rotary Club, com apoio da Prefeitura, a ação acontecerá no Parque das Águas, junto com o Domingo no Parque, com renda destinada para a Casa da Amizade e a Frente Nacional de Combate ao Câncer (antigo GAPC). O descarte poderá ser feito das 9h às 15h, como aconteceu no ano passado.

De acordo com os organizadores do evento, no dia 2 poderão ser depositados em caçambas instaladas em frente ao Parque qualquer tipo de resíduo eletroeletrônico, como computadores, ventiladores, aparelhos de controle remoto, impressoras, celulares, mouses, teclados, televisores e DVD’s e outros aparelhos. Após a realização do dia D, todo o material arrecadado, segundo o Rotary Club, será vendido para uma empresa especializada e o lucro será revertido para instituições sociais.

- Conseguir fazer o descarte correto dos resíduos eletroeletrônicos é um dos grandes problemas enfrentados pelas cidades e isso ocorre porque esses aparelhos têm versões cada vez mais modernas e a troca desses equipamentos é muito frequente. Em Resende, já conseguimos avançar bastante nesta questão dos resíduos sólidos, com a implantação da coleta seletiva, mas este item específico ainda é um problema, como ocorre na maioria das cidades. Por isso, a realização deste evento é tão importante – disse o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Resende (AMAR), Wilson Moura, lembrando que o descarte incorreto gera inúmeros problemas para a natureza.

O descarte dos materiais poderá ser feito de forma simples e rápida, sem a necessidade de identificação do proprietário ou preenchimento de cadastro. Basta apenas que o morador vá até o local e coloque o material na caçamba. Para facilitar o acesso das pessoas que estiverem com aparelhos mais pesados ou com um volume maior de resíduos para descarte, uma das pistas da Avenida Beira Rio vai ficar aberta para o tráfego de veículos.

- Normalmente, a Avenida Beira-Rio fica fechada aos domingos em razão da realização do Domingo no Parque, mas especialmente no dia 2, vamos abrir uma das vias para que as pessoas possam entrar com seus carros e deixar o material no lugar específico – explicou o comandante da Guarda Municipal, César Laurindo.

O evento, que aconteceu pela primeira vez em Resende em agosto do ano passado, recolheu cerca de dez toneladas de resíduos. Além disso, o cunho econômico também é valorizado, uma vez que tirar esses resíduos da natureza gera, de acordo com o Rotary Club, uma economia de aproximadamente 250 mil reais.

Descarte nos bairros

Visando ampliar a ação, e atender também os moradores que não poderão estar presentes no dia da ação, a AMAR inicia na semana que vem uma ação de conscientização dos moradores da região de Visconde de Mauá, Itapuca, Paraíso, Cidade Alegria e do Lavapés para que eles façam o levantamento desse material em suas casas. O recolhimento dos resíduos será feito nas próprias comunidades pela AMAR nos dias 29 e 30 deste mês.

- Sabemos que, em virtude da distância, é difícil para alguns moradores virem até o centro especialmente para fazer este descarte. Por isso, estamos nos propondo a ir até essas comunidades para recolher o material. Esta coleta será feita na semana que antecede ao evento, para que possamos reunir os resíduos e levar até o parque no dia D – explicou Wilson Moura.

Confira o cronograma de descarte nos bairros:

Paraíso - 29 de maio

Local: Caçamba no Posto de Saúde (PSF Paraíso) em frente a Praça do Fogueirão

Lavapés - 30 de maio

Local: Caçamba na Praça Clemente Ferreira, na lateral da Nova Santa Casa

Itapuca - 29 e 30 de maio

Local: Caçamba no Posto de Saúde (PSF Itapuca) ao do CRAS Itapuca

Cidade Alegria - 29 e 30 de maio

Local: Caçambas na Unidade Básica de Saúde (UBS Cidade Alegria), ao lado da DPO

Visconde de Mauá - 29 e 30 de maio

Local: Sede do Parque Estadual da Pedra Selada - PEPS na Vila de Mauá. Horário: 10h às 16h

Comentários