Image
17 dezembro, 2020
Comentários

Resende vai virar o ano com investimentos confirmados na indústria e no comércio

No fim de 2019, Resende foi apontada como uma das 30 melhores cidades do país para fazer negócios. A expectativa para 2020 era das melhores, mas a epidemia do coronavírus jogou a economia nacional no chão e travou uma série de investimentos. No entanto, mesmo diante de um cenário econômico ainda instável em todo o mundo, Resende acabou por fechar o ano com dois grandes investimentos confirmados: a ampliação da capacidade de produção na Fábrica da Volkswagen e o ritmo acelerado das obras para chegada da Loja Havan.

Com os dois empreendimentos, serão abertas 550 novas vagas de emprego na indústria através da Volks e mais 200 no comércio pela Havan (sem contar aqui os empregos gerados na fase de obras). Além disso, Resende tem também a confirmação da chegada de uma filial do Restaurante Madero, o que reforça o bom momento da cidade aos olhos de investidores externos. Mesmo antes disso, a cidade já mostrava força na recuperação econômica. Segundo dados do Ministério da Economia, através do Fundo de Amparo ao Trabalhador, Resende conseguiu abrir quase 300 novos empregos entre setembro e outubro.

Equilíbrio no tripé do mercado de trabalho

Em geral, o mercado de trabalho no Sul Fluminense é calçado no tripé: Indústria, Comércio e Serviços. Em tempos como os atuais, de enfrentamento de uma pandemia, é raro que uma cidade consiga se sustentar nestes três setores. Raro, mas não impossível e Resende caminha a passos largos para entrar o ano novo com essa perspectiva.

Ao longo de 2020, a cidade teve no setor de Serviços seu “porto seguro” para manter o mercado aquecido. Isso deve-se muito aos esforços da prefeitura para promover a desburocratização na abertura de novos negócios, bem como ao fato da cidade estar em evolução na área de infraestrutura, saúde e educação. Graças a estes investimentos é que Resende foi também apontada pela consultoria Urban Systems como um dos 100 melhores lugares para se viver no país. A união destes fatores – desburocratização e boa qualidade de vida – são vistas como motores de desenvolvimento da economia interna.

Por outro lado, Comércio e Indústria seguiram uma tendência nacional e acabaram por oscilar entre bons e maus momentos em 2020, justamente por estarem mais suscetíveis aos efeitos da macroeconomia, fortemente afetada pela pandemia. Por isso, a chegada dos investimentos na Volkswagen e da instalação da Havan ganham ainda mais importância para Resende ter melhores condições de enfrentar os desafios de 2021.

Os investimentos

Volkswagen – A Volkswagen Caminhões e Ônibus, que produz veículos comerciais pesados em Resende, anunciou no último dia 10, um ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões na fábrica local. Os recursos serão direcionados, sobretudo, a novas tecnologias de motor elétrico e de baixa emissão e conectividade dos veículos, além da internacionalização da marca. A direção do grupo da Volkswagen Caminhões informou ainda que a montadora está contratando mais 550 funcionários para aumentar a produção em Resende.

Loja Havan - O grupo da gigante varejista Havan está construindo uma unidade de grande porte no bairro Paraíso. Serão gerados 300 empregos diretos até a loja ser erguida e a partir da inauguração a Havan vai manter 200 empregos na unidade de Resende. As obras estão a todo vapor no local.

Comentários